quinta-feira, 14 de março de 2024

17 de Março, 2024 - 5º Domingo do tempo da Quaresma - Ano B



Leituras: aqui

Admonição:

A colheita mais ou menos abundante da nossa vida dependerá sempre da nossa sementeira. Diz-nos Jesus, no Evangelho de hoje, que é preciso que o grão seja lançado à terra e é necessário que morra, para frutificar e dele podermos recolher o fruto. Importa que a oferta seja total para que a recolha seja inesgotável, que não termine.Dom António Couto salienta a disjunção que Jesus mostra ao distinguir “«o alimento que perece» e o que «permanece até à vida eterna»: o que perece é a «erva seca» ou «feno», cuja função no teclado textual é remeter para outro teclado que mostra que o que permanece é a Palavra por Deus dita, e por nós ouvida, recebida, distribuída, partilhada, saboreada, digerida e respondida, e que não se pode perder dela uma migalhinha, porque ela é verdadeiramente o corpo de Cristo e o seu sangue” (pg. 16).

"Se o grão morrer"

A Liturgia desse domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
As leituras bíblicas ajudam neste sentido...


Na 1a Leitura, Deus propõe uma NOVA ALIANÇA. (Jr 31, 31-34)
É um dos trechos mais importantes do Antigo Testamento.
Deus tinha feito uma ALIANÇA no Sinai, entregando a Moisés mandamentos escritos em pedra...
O povo aderiu à aliança, contudo mais com a boca, do que com o coração.
O povo nunca interiorizou devidamente e muitas vezes foi infiel...
Por isso, o profeta Jeremias anunciou uma NOVA ALIANÇA, cujos mandamentos serão gravados no coração:
"Porei minha lei em sua alma, escreverei em seu coração.
Então eu serei seu Deus e ele será meu Povo".
A Aliança é renovada pelo Senhor, que perdoa e restaura.
* Nós também somos Povo da Nova Aliança, cujos mandamentos devem estar inscritos em nosso coração.
A Quaresma é o tempo de renovação da Aliança, iniciada no Batismo e rompida tantas vezes pela nossa fraqueza e infidelidade.

A 2ª Leitura afirma que essa nova Aliança, plena e definitiva, se realiza em Jesus Cristo, em perfeita obediência ao Pai. (Hb 5,7-9)

O Evangelho convida a olhar Jesus, que selou a Nova Aliança com o próprio sangue na Cruz. (Jo 12,20-33)
- Um grupo de gregos, que estavam em Jerusalém para celebrar a Páscoa, pedem: "Queremos ver Jesus!" , isto é, conhecê-lo em profundidade.
- Não se dirigem diretamente a Jesus, mas aos discípulos. Servem-se de dois mediadores: Felipe e André…
- Jesus FAZ-SE VER através de uma imagem: o GRÃO de TRIGO, que se desfaz, para produzir muitos frutos para todos.
“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão; mas, se morre, então produz muito fruto”.
O grão de trigo para se transformar em espiga deve desaparecer debaixo da terra.
A morte é a capacidade do grão liberar a vida que possui.

Para conhecer Jesus:
- Devem MORRER as seguranças humanas, o apego à própria vida e à sabedoria humana (que os gregos valorizavam tanto)...
- Deve MORRER tudo o que nos afasta do projeto de Jesus, que veio para que todos tenham vida em abundância.

* Precisamos de morrer para conhecer.
+ A Quaresma é tempo de renovação da Aliança iniciada no Batismo e rompida muitas vezes por nossa fraqueza e infidelidade.
O caminho da renovação foi traçado por Cristo: a CRUZ.
"Quando eu for elevado da terra (na cruz), atrairei todos a mim."
É o caminho para todo o discipulado...
+ "Queremos ver Jesus"
Esse pedido dos gregos é uma linda proposta de vida para todos nós.
É anseio de todos nós. Todos nós queremos ver Jesus.
O Documento de Aparecida nos lembra que "o início do cristianismo
é um encontro de fé com a pessoa de Jesus Cristo" (DA 243).
"A própria natureza do cristianismo consiste em reconhecer a presença de Jesus Cristo e segui-lo" (244).

Mas onde, quando, como encontrá-lo?
O Documento mostra uns lugares de encontro com Jesus Cristo:
- "O encontro com Cristo realiza-se na fé recebida e vivida na IGREJA". (246)
- Encontramos Jesus na SAGRADA ESCRITURA, lida na Igreja...
É indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus" (347).
- Encontramos Jesus Cristo na SAGRADA LITURGIA... a Eucaristia é o lugar privilegiado do encontro do Discípulo com Jesus Cristo" (250-251).
A celebração eucarística dominical é uma necessidade interior do cristão, da família cristã e da comunidade paroquial" (252).
- O sacramento da Reconciliação é o encontro com o Cristo que perdoa (254).
- A ORAÇÃO pessoal e comunitária cultiva a amizade com Cristo (255).
- "Jesus está presente no meio a uma COMUNIDADE viva na fé e no amor fraterno" (256).
- Também o encontramos nos pobres, aflitos e enfermos... (257).
- "Encontramos também na Piedade popular..." (258)
"Queremos ver Jesus" significa acolher a sua pessoa com alegria, por ser o centro e a motivação mais forte da própria existência, e a garantia que não se apaga.
+ "Senhor, queremos ver Jesus!"

Faz, Senhor, que teus discípulos reconheçam o teu rosto no rosto dos pobres.
Dá olhos para ver os caminhos da justiça e da solidariedade; dá ouvidos para escutar os pedidos de salvação e saúde; enriquece seus corações de fidelidade generosa e compreensão para que se façam companheiros de caminhada etestemunhas verdadeiros e sinceros da glória, que resplandece no crucificado, ressuscitado e vitorioso.

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa -17-03.2024


CUSTA MORRER E PERDER


Senhor, queremos apenas triunfar, para isso fomos educados. Temos que ganhar aos outros, competir sem parar, medir-nos constantemente.
E Tu vens recomendar que percamos a vida, enquanto todos nos dizem para a aproveitarmos, para não sermos tímidos, que há que ser lobo, neste mundo feroz em que nascemos. Não te rendas, não te abandones, não te contenhas, não te compadeças, não olhes para os outros, para que dentro de ti não irrompa o amor, e chegue ao fim o jogo do desencontro, da comparação, das aparências, da vida de luxo para criar invejas à tua volta.

Quero seguir-Te, Senhor, quero perder a vida, o poder, o prestígio, a imagem, as mil coisas que açambarquei. Quero renascer para a simplicidade, e para a escuta atenta do outro, para que me importe tanto a sua vida como a minha, para que me doa toda a dor dos meus irmãos, para a vontade de me mostrar pequeno e frágil, tal como sou, para a partilha das minhas dúvidas, medos e fracassos, para triunfar e alcançar em conjunto, para a entrega total do meu ser. Senhor, ajuda-me a dar a minha vida, o meu tempo, as minhas coisas e o meu "eu". Nas Tuas mãos me coloco, faça-se em mim segundo a Tua vontade... Contigo ao meu lado... já não preciso de ganhar mais nada. Ámen

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.