quarta-feira, 6 de março de 2024

Ao encontro dos doentes


Em vários dias de março, o Pároco e elementos do GASTA realizaram a visita quaresmal aos doentes da Paróquia Tarouquense. A eles o GASPTA ofereceu uma prendinha.

Diz o aforismo: "Diz-me o que sofreste e eu dir-te-ei o que cresceste." Sim, podemos e devemos amadurecer com o sofrimento. Ninguém o quer - e muito bem! Mas se temos que passar por ele, então não permitamos que nos faça sofrer duas vezes!  Quando ao sofrimento acrescentamos  derrotismo ou revolta, a cruz dobra.

Ao sofrimento respondamos com serenidade e otimismo. Cada um tem que ser médico de si mesmo.

A pessoa crente, não desperdiça o sofrimento quando tem de passa por ele. Oferece-o em união com Cisto crucificado pela salvação do mundo.  Se quisermos, podemos ser corredentores com Cristo e em Cristo.

Obrigado, irmãos doentes, por nos receberdes em vossa casa ou na instituição onde estais. Obrigado por tudo o que nos ensinastes sem usardes muitas palavras. Parabéns pelo testemunho da fé, pois a grande maioria de vós quis celebrar o Sacramento da Confissão.

Obrigado às famílias dos doentes que nos receberam com simpatia e, ainda mais, pelo cuidado, carinho e dedicação com que cuidam dos seus doentes.

Uma palavra de muita estima e reconhecimento para com os elementos do GASPTA que marcaram presença nestas visitas às periferias existenciais onde o sofrimento, a solidão e a esperança caminham, tantas vezes, de mão dada. Ao sr Manuel Gomes, nosso motorista, e às senhoras D. Ana, D. São, D. Teresa, D. Luísa, D. Paula, D. Lucinda, D. Ana Maria,  a nossa gratidão pela organização, realização da visita e pela prendinha levada a cada doente, como sinal do carinho que a comunidade sente por quem sofre. Outros elementos do GASPTA gostariam de ter estado, mas os afazeres, a falta de saúde e compromissos impediram-nos.

Uma palavra de imensa gratidão para com os Ministros Extraordinários da Comunhão, que mensalmente visitam e levam Nosso Senhor aos doentes. São a presença continuada da comunidade cristã junto de quem sofre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.