sexta-feira, 13 de março de 2020

Paróquia de S. Pedro de Tarouca e o COVID-19

Medidas
“O Cristão é bom cidadão”
Resultado de imagem para paroquia de tarouca

Tendo em conta a atual situação de pandemia, de acordo com as indicações da DGS e as medidadas apontadas pelo nosso bispo, procederemos deste modo:

  1. A Comunhão Pascal da Paróquia e o Jubileu das Almas serão celebrados depois da Páscoa, em data a anunciar.
  2. Estão suspensas as atividades do Grupo de Jovens, Escuteiros e Catequese.
  3. Não se realizarão as visitas aos doentes que o pároco e o GASPTA costumavam fazer na altura da Quaresma. Serão adiadas.
  4. De acordo com o sugerido pela Santa Casa da Misericórdia, não haverá no Lar celebrações ou momentos de oração envolvendo pessoas de fora da instituição até que tudo volte à normalidade.
  5. As cerimónias da Semana Santa serão reduzidas ao mínimo indispensável: sem lava-pés, sem beijo na Cruz, sem a tradicional Via Sacra de Sexta-feira Santa.
  6. Caso se possa realizar a Visita Pascal, a cruz não será para beijar, mas venerada por um respeitosa inclinação de cabeça  ou de outra forma especial. Sem abraços, nem beijos nem apertos de mão por parte das pessoas que integrarão os giros pascais. Pede-se ainda às pessoas que, este ano, não andem de casa em casa. Só na sua.
  7.  As “24 horas para o Senhor” não se realizarão nesta Quaresma.
  8. “A Conferência Episcopal Portuguesa determina que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência”.
  9. Pela rádio, pela  televisão, pela  internet nunca deixe de participar na Santa Missa. Faça DOMINGO desta maneira!
  10. Os Ministros Ext. da Comunhão não visitarão os doentes até decisão em contrário.
  11. Fica suspensa para já a reunião do Conselho Pastoral.
  12. Caso surja algum funeral, pede-se que que as pessoas não se aglomerem, participando apenas familiares e pessoas mais chegadas…
     
    Nas diferentes celebrações e das mais diversas maneiras, a comunidade tem sido alertada para os cuidados a ter, no contexto da atual pandemia. As orientações da DGS, da CEP e do nosso Bispo têm sido explicadas às pessoas.
    Todos juntos e unidos seremos uma força que o coronovirus não poderá vencer. Para tempos especiais, medidas especiais. Pensemos nos outros! Que esta Quaresma nos converta verdadeiramente, até pelas circunstâncias, ao amor e ao exercício pleno da cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.