domingo, 6 de janeiro de 2019

Só veio um Mago a Belém? Só veio um pastor a Belém?

Resultado de imagem para pastores e magos no presépio
*Quando os anjos se afastaram deles em direcção ao Céu, os pastores disseram uns aos outros: «Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer.»  (Lc 2,15)
- Foi um só pastor até Belém?
NÃO. VÁRIOS. Uma comunidade...
*"Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura." (Lc 2, 16)
- Os pastores encontraram o Menino sozinho? Não. Encontraram O MININO, JOSÉ E MARIA. Uma comunidade…


*"Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente."
- Veio um só Mago até Belém?
Não. VÁRIOS. Uma comunidade…


Cada pastor, cada Mago era diferente dos demais. Não há pessoas iguais. Cada um tem o seu ritmo, o seu modo de caminhar, a sua sensibilidade, o seu temperamento. A diferença enriquece. Por isso caminharam juntos, apoiando-se, compreendendo-se, ajudando-se…


A dimensão comunitária da fé é intrínseca ao cristianismo. A adesão pessoal a Cristo realiza-se na comunidade, com a comunidade, pela comunidade.
"Eu cá tenho a minha fé", ouve-se a cada passo. Mas a fé só é minha porque é um dom de Deus. A minha fé é a fé da Igreja.
"Não preciso de ir à Igreja, rezo em casa", escutamos frequentemente. Como se houvesse fé cristã sem a comunidade… E olhem que foi Cristo quem o disse: "Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio deles." (Mt 18, 20)


Sempre que um cristão abandona a comunidade, deixa um lugar vazio e empobrece a comunidade.
Sempre que um cristão abandona a comunidade, fica mais vazio  e empobrece-se a si mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.