sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

1006 de Tarouca em Velada de Armas


Nos tempos medievais, os Cavaleiros preparavam-se para a sua investidura, fazendo uma Velada de Armas. Passavam toda a noite em Oração e reflexão, suplicando a Deus o Dom da Fortaleza e da Fidelidade para poderem servir na expansão do Reino de Deus e na defesa dos mais fracos e desprotegidos. Ao romper da manhã eram armados Cavaleiros.
Em tempos mais remotos ainda, várias vezes, Jesus de Nazaré passou noites inteiras em oração, no silêncio, pedindo ao Pai que Lhe desse a conhecer o Seu plano de salvação para toda a Humanidade.
Hoje somos nós que estamos aqui, a pedir força ao Senhor para sermos fiéis ao compromisso da Promessa que vamos fazer amanhã. Amanhã vamos dizer o SIM, e este é um SIM com maiúsculas. Sabeis o que significa? Significa que ireis pertencer à grande família dos Escuteiros. Vimos aos pés do Senhor, nesta noite, pedir-Lhe a Força para sermos fiéis à nossa Promessa de Escuteiros, e acompanhar fraternalmente, em oração, aqueles que se preparam para assumir esse compromisso.
Pelo Batismo, tornamo-nos parte da Igreja, agora, reavivamos esse maravilhoso Dom de Deus, pelo compromisso da Promessa, que nos exige responsabilidade, coerência e fidelidade. A Promessa vem dar nova força à vida Divina que o batismo em nós inaugura. Por isso velamos, para que, na pista do Ideal Escutista em que a vida se torna, para quem se decide a olhá-la à maneira de Baden-Powell, Deus nos mostre o caminho, para chegarmos até Ele, amando e servindo na fidelidade à Promessa. Iluminados pela Luz que buscamos no Lampadário do Santíssimo Sacramento, sinal de Jesus Cristo Ressuscitado, tendo sempre presente Maria, Mãe de Jesus, em cujo seio foi semeada a Palavra de Deus.
Noite de 18 de janeiro de 2019, na Igreja Paroquial de Tarouca. O 1006 do CNE - Tarouca - esteve em Velada de Armas.
Algumas notas:
- Bela postura dos candidatos a Escuteiros , exatamente nas vésperas de realizarem a sua Promessa Escutista. Serenos, bem preparados, sabendo que "chão pisavam" , bem-dispostos.
- Belo trabalho dos candidatos a Chefes, eles que também amanha passarão a Chefes, com a Promessa que farão. Estes 2 anos não foram fáceis, problemas houve realmente. Não desistiram, foram-se limando arestas, crescendo na consciência de equipa. Paixão pelo Escutismo, gosto em trabalhar com as crianças e jovens.
- Presença dos pais que têm apoiado sempre o Escutismo. Parabéns! Contamos muito convosco. Sois indispensáveis. Claro, sempre respeitando o âmbito de competências de cada um.
- Presença do Chefe Alexandre e de outros Chefes Regionais. A sua presença e ajuda ao longo destes dois anos foram fantásticas. Obrigado.
- Aquele momento de alegria imensa que os escuteiros viveram ao fim da Velada. Contagiante. maravilhoso.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.