sábado, 27 de janeiro de 2018

Paróquia de S. Pedro de Tarouca: Encontro familiar


No Plano Pastoral constava este Encontro de Pais que teve lugar na tarde de 27 de janeiro no Centro Paroquial.
Do Conselho Pastoral Paroquial havia saído uma equipa responsável pela preparação do Encontro: Dr.as Judite, Lurdes e Almerinda. Trabalharam muito em equipa e preocuparam-se com os vários pormenores. O pároco foi acompanhando o trabalho. O tema, vinha do Conselho Pastoral, está estampado no cartaz:
Pelas 15h, começou a Eucaristia no salão do Centro Paroquial, tendo participado pais e filhos. Como este fim-de-semana foi dedicado à Bíblia, Cartas de Amor que Deus envia a cada um de nós, procurou-se dar especial em foque à Palavra de Deus de onde deriva e se aprende todo o amor. Admonições, Cânticos, Momento Penitencial, Homilia, Apresentação das Oferendas, tudo muito centrado na Palavra de Deus. Além de crianças e catequistas, gouve participação de pis.
Finda a Eucaristia, os catequizando seguiram para as suas salas com os catequistas para a respetiva sessão de catequese, enquanto os pais presentes ficaram no salão para o encontro de pais, dinamizado pela  equipa responsável.

Com auxílio do projector e de cartazes afixados, foram lidas e comentadas algumas mensagens particularmente relacionadas com a família como espaço de oração, acolhimento, discernimento e missão. Igualmente foram citados textos referentes à família, ao amor humano e à Igreja como comunidade em missão.
Igualmente significativo foi a partilha de oração, lida por diversos pais, como forma de sensibilização à oração em família.
A partir de um pequeno filme, refletiu-se sobre o valor da caridade em família e desta para com a sociedade. É que o casamento é uma proposta de fazer feliz o outro...
Também o pároco deu o seu testemunho a partir de uma experiência vivida com os sem abrigo para concluir, como dizia Santa Teresa de Calcutá, que "mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que rezam." E estamos no Ano Pastoral dedicado à Caridade...
Os pais terminaram agradecendo à equipa responsável. Foi um gesto muito digno.
Parabéns aos pais presentes, catequistas, catequizandos e a todos os que colaboraram.
Obrigado, Dr.as Judite, Lurdes e Almerinda!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.