quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

28 Janeiro 2018 – 4º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Leituras: aqui

Paróquia de São Pedro de Tarouca
DOMINGO DEDICADO À PALAVRA DE DEUS
Aprender o amor
na Palavra do Senhor

CÂNTICO: Eu vim para escutar
Tua Palavra, Tua Palavra, Tua Palavra de Amor  (2x)

* Eu gosto de escutar.
* Eu quero entender melhor.
* O mundo ainda vai viver.
* Eu quero viver melhor.
* Queremos compreender.
* Aos homens vamos dizer.

1. Bíblia e vela: A BIBLIA é uma carta de um Deus amoroso. Precisamos de tirar tempo para ler a Bíblia. Quando recebemos uma carta de alguém que amamos muito, nós lemos várias vezes essa carta. Ela é muito importante para nós. Devemos sentir o mesmo  em relação à Bíblia, porque ela é uma carta d'Aaquele que nos ama mais do que qualquer outra pessoa. É uma carta de um Deus amoroso.
2. Bíblia e vela:  Diz o Salmo 119: A Tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. E Jesus diz de Si mesmo: Eu sou a Luz do mundo. 
3. Bíblia e vela: Vemos no Evangelho de São Lucas Jesus a afirmar: Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a guardam!  Por isso, se você não lê a Bíblia, pare de reclamar que Deus está em silêncio.
Todos: APRENDER O AMOR  NA PALAVRA DO SENHOR
4. Bíblia e vela: A Bíblia divide-se em 2 partes: Antigo Testamento - 46 livros e Novo Testamento - 27 livros. Antigo Testamento: São todos os livros escritos até o nascimento de Cristo. Contém a Lei de Deus dada a Moisés, a história do povo de Israel e suas reflexões, bem como a previsão da vinda do Messias, que se deu com a vinda de Jesus Cristo. Novo Testamento: São todos os livros escritos após a vinda de Jesus até o final do séc. I. Traz a vida e as obras de Jesus, a criação e a expansão da Igreja, além de documentos de formação do povo cristão.
5. Bíblia e Vela: Lemos na Bíblia, na 2ª Carta de S. Paulo a Timóteo: Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver.
6. E a Carta aos Hebreus afirma: A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.
7. E ouvimos esta exortação na Carta de São Tiago: Sede praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Todos: APRENDER O AMOR  NA PALAVRA DO SENHOR
Cântico: Eu vim para escutar…
8. Cesto com o pão: Neste Ano Pastoral dedicado à Caridade, guardemos no coração o que Jesus diz no Evangelho de São João: Eis que eu vos dou o meu novo Mandamento: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado".  Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado”
9. Cesto com o pão: Neste Ano Pastoral dedicado à Caridade, é importante prestar atenção ao Salmo 41: Feliz daquele que cuida do pobre; no dia da desgraça, o SENHOR o salvará. O SENHOR o guardará e lhe dará vida e felicidade na terra; não o abandonará à mercê dos seus inimigos.
10. Cesto com o pão: Neste Ano Pastoral dedicado à Caridade, que nos motive o que diz a 1ª Carta de S. João: “Se alguém possuir bens deste mundo e, vendo o seu irmão com necessidade, lhe fechar o seu coração, como é que o amor de Deus pode permanecer nele? Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade.
11. Neste Pastoral dedicado à Caridade, recordemos o que nos diz o Evangelho de São Lucas a propósito daquele homem que caiu no poder dos ladrões. Sejamos como o Samaritano e cuidemos das feridas dos irmãos.
Todos: APRENDER O AMOR  NA PALAVRA DO SENHOR
Cântico: Eu vim para escutar…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.