sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

3 Dezembro 2017 – 1º Domingo do Advento – Ano B

Leituras: aqui

CAMINHADA DO ADVENTO
1º Domingo do ADVENTO
Momento: início da Missa
(Do fundo da Igreja, surge o cortejo dos catequizandos onde apenas transportam o símbolo do Advento que colocam junto ao altar. Depois, alguns catequizandos, lendo alto e devagar, explicam o sentido do símbolo…)
1º Leitor: Estamos a começar o Advento e, com o Advento começa o Novo Ano Litúrgico, que será o Ano B.
2º Leitor: A palavra Advento significa vinda, chegada. Então no ADVENTO, celebramos as três vindas do Senhor. O Senhor veio há 2017 anos; o Senhor vem hoje à vida das pessoas e comunidades; O Senhor virá no fim dos tempos, cheio de poder e de glória. Então será o novo céu e a nova terra.
3º Leitor: Para símbolo da nossa caminhada do Advento, temos, este ano, a MEIA, onde antigamente, na noite de Natal, eram colocadas as prendas para os mais pequeninos.
1º Leitor: Então a meia recorda-nos as prendas de Natal. A maior prenda é Jesus que nasceu pobrezinho na manjedoura, vindo ao mundo para nos salvar. Diz o Evangelho que Deus amou o mundo de tal maneira que lhe ofereceu o Seu Próprio Filho. Jesus Cristo é o «rosto humano de Deus e rosto divino do homem.”
2º Leitor: A meia protege do frio. E neste tempo de Dezembro, bem preciso é…O nosso tempo está cheio de muitos frios que são as várias pobrezas.
3º Leitor: Muitas são as pobrezas do nosso tempo: a pobreza material e económica; a pobreza cultural;  a pobreza relacional; a pobreza  espiritual e anímica. Vamos reflectir sobre estas pobrezas ao longo do Adento.
1º Leitor: Neste Ano Pastoral, cujo tema é a Caridade, o tempo do Advento apela a que, à volta do mistério do Natal, as pessoas olhem e reconheçam os pobres de hoje e cultivem sentimentos e atitudes de apreço e solidariedade. Daí o slogan do Advento:
Todos: O POBRE É IRMÃO. VAI, DÁ-LHE ATENÇÃO!
 2º Leitor: A meia também aconchega o pé. O amor de Deus aconchega-nos e envolve-nos constantemente. É um amor bonito, que nunca cheira a suor, que oferece o perfume novo da salvação, que liberta do pecado e do mal. O Natal é o grande abraço de Deus aos homens! Corramos para Aquele que vem ao nosso encontro.
3º Leitor: É natural que as pessoas procurem ter o “seu pé-de-meia” para se precaverem no futuro. Na vida da fé, o nosso “pé-de-meia” consiste em acolher na nossa vida Jesus Cristo que vem, amá-l’O, e segui-l’O, procurando amar os outros com o mesmo amor com que Ele nos ama. Assim nos preparemos para o encontro com o Senhor na eternidade.
1º Leitor: O pecado é como a meia rota ou como a meia que cheira a suor. O Papa Francisco disse há dias que é urgente que os cristãos não caiam no pecado da indiferença em relação aos pobres e deserdados da vida. Porque:
Todos: O POBRE É IRMÃO. VAI, DÁ-LHE ATENÇÃO!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.