quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

17 Dezembro 2017 – 03º Domingo do Advento – Ano B

Leituras: aqui

Caminhada do Advento - 3º domingo
Pobreza relacional

(Antes do Pai Nosso)                                 
1ºLeitor: Outra forma de pobreza que somos chamados e encarar neste Advento é a pobreza relacional. Sabem o que é?
2º Leitor:  Sim, indica que as relações entre as pessoas, a começar na família, estendendo-se pela escola e o trabalho e terminando na vida social, são hoje mais frágeis, mais superficiais, menos intensas e envolventes.
3º Leitor: Pois, reparemos que hoje, nas famílias, quase não se conversa. Durante o dia, os pais trabalham e os filhos estão na escola. À noite, mesmo nas refeições, ou olham para a televisão ou dedilham o telemóvel. Cada um, à medida que come, salta da mesa. Não se dá espaço à conversa, à troca de experiências, à sã brincadeira. Não se cultiva a empatia familiar.
4º Leitor: E olhem que há situações onde a relação entre familiares é ainda mais pobre! Pensem nos casais que não se falam durante dias, em tantos casos em que pais, filhos e irmãos se guerreiam por ciúmes, por invejas, por heranças, por coisitas de nada a que se dá toda a importância, por mal-entendidos…
1º Leitor: Também na vida social o encontro real é substituído cada vez mais pelo encontro virtual nas várias redes sociais. E isto não ajuda ao crescimento da sã personalidade, pelo contrário pode ser deformante. Nada substitui o convívio, a presença, o estar juntos.
3ºLeitor: Mas a pobreza relacional na sociedade ainda pode ser maior. Pessoas que não se falam por causa da política, do futebol, do diz-se-que-diz-se. Pessoas que se querem mal por inveja do carro, da casa, do namorado ou da namorada, do emprego, do ordenado. A inveja é uma doença enorme no coração que a admite.
4º Leitor: Somos todos filhos de Deus a quem chamamos nosso Pai, Pai de todos nós. Deus é um Pai apaixonado por cada pessoa. Vamos rezar de mãos dadas, pedindo-lhe o dom e assumindo o compromisso de tudo fazermos para ajudar a criar riqueza relacional. Para que na família e na sociedade a relação entre as pessoas seja rica, humana, empática e força de confiança.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.