sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

10 Dezembro 2017 – 2º Domingo do Advento – Ano B

Leituras: aqui



2º Domingo do Advento
Pobreza cultural
(Ação de Graças)

 
Jovem africano: Senhor, um jovem africano. Não sei ler nem escrever porque nunca fui à escola. Na zona de África onde moro, não há escolas. O meu país é muito pobre, anda em guerra e há gente a morrer de fome. Senhor, que o pão da cultura chegue também ao meu continente!

Velhinha: Senhor, sou uma idosa e não sei ler. Quando era criança, em vez de ir à escola, puseram-me a guardar o gado. Agora, que estou velha e não posso trabalhar, gostava de ler um livro, um jornal, uma revista…. ou poder ler as legendas dos filmes. Ajudava-me a passar o tempo. Quando chega uma carta, tenho que ir pedir à vizinha o favor de ma ler, dando a conhecer a minha vida… Senhor, no fim da vida, a pobreza cultural ainda torna mais carregados os meus dias! Restas-me Tu, Senhor, em quem eu confio.

Desempregado: Senhor, não gostei da escola e por isso abandonei-a antes do tempo. Quando vou à procura de emprego, perguntam-me pelas minhas habilitações. E eu digo. Já estou cansado de ouvir a mesma resposta: Não tens as habilitações exigidas. É esta a minha pobreza.  Senhor, que as crianças e jovens nunca desistam de aprender, de progredir  culturalmente

Cidadão: Senhor, sou um cidadão e, como tal, movimento-me pelos serviços, pelos locais de encontro, contacto com colegas e amigos. Muitas vezes o que ouço, deixa-me arrepiado, tal a ignorância de quem fala. As pessoas falam de tudo mas ignoram tudo. E nada há mais atrevido do que a ignorância. Então de religião, política, família e futebol as pessoas julgam-se verdadeiros sábios! É uma verdadeira pobreza cultural.
Concede-nos, Senhor o dom da humildade diante da vida.  O grande mal não é desconhecer, o grande mal é achar que se sabe tudo e não há necessidade de aprender. Esta é a pobreza maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.