domingo, 19 de novembro de 2017

Dia Mundial dos Pobres. Parabéns, Paróquia de S. Pedro de Tarouca!

Foto de Carlos Lopes.
19 de novembro, Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco.
Sendo a CARIDADE o tema do nosso Plano Pastoral, o Conselho Pastoral decidiu inscrever no Plano Pastoral a celebração do Dia dos Pobres com recolha de víveres, roupa e brinquedos, como forma de a comunidade mostrar a sua solidariedade para com os mais carenciados, tendo as vítimas dos incêndios como preocupação principal.
Atempadamente o pároco explicou e enquadrou as atividades deste dia, quer nas Eucaristias dominicais quer através do jornal e da internet.
A adesão das pessoas foi admirável, excedendo todas as espectativas. Muita, muita generosidade!
Inicialmente previra-se a recolha dos objetos acima referidos nas Missas de sábado e domingo, mas logo se deu conta que tal era incomportável face à onde de generosidade em toda a paróquia. Em cada povo, as pessoas organizaram-se e encontraram um ponto de recolha, mantendo-se, claro, a Igreja Paroquial como  um ponto de receção.
Alimentos  muito diversificados - houve quem oferecesse dezenas e dezenas de  quilos de batatas -, fartura de roupas e agasalhos, imensos brinquedos. Tudo trazia a marca do carinho e da delicadeza para com os pobres, até na maneira como foram apresentados os donativos.
Tendo em conta a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres, em todas as Eucaristias deste fim de semana, as várias admonições, o momento penitencial, o cortejo de oferendas, os cânticos, o gesto do Pai Nosso procuram ajudar a comunidade a viver e a sentir a caridade para que  “Não amemos com palavras, mas com obras.”
O GASPTA (Grupo sócio-caritativo da Paróquia de Tarouca) está agora a recolher, organizar e tratar os donativos para que sigam o mais rapidamente possível em direção dos necessitados, de modo especial as vítimas dos incêndios.
Muitos parabéns às pessoas desta comunidade paroquial. Foram pura e simplesmente fantásticas! Obrigado, em nome dos pobres.
Os nossos sinceros agradecimentos a quem colaborou na dinamização a nível de cada povo, a quem cedeu instalações, aos que ajudaram no transporte, aos agentes pastorais que deram o seu melhor para a vivência das Eucaristias.
Obrigado ao GASPTA por todo o empenho nesta ação caritativa.
Foi uma memorável celebração da Caridade!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.