sábado, 5 de março de 2016

Reunião do Conselho Pastoral Paroquial


No dia 5 de março, teve lugar uma reunião do Conselho Pastoral Paroquial que procedeu à análise do 1º semestre do Plano Pastoral em curso e se debruçou sobre aspetos pastorais.
Avaliação do Plano Pastoral em curso
1. Foi divulgado pelo jornal o projecto do Plano Pastoral  para ser analisado pela comunidade que, assim, foi convidada a fazer chegar o seu contributo aos seus representantes no Conselho Pastoral.
2. Foram divulgadas, através do jornal e do boletim “Apelo” a Carta Pastoral do nosso Bispo e a Bula de apresentação do Ano Jubilar da Misericórdia
3. Quanto à Catequese, foram referidas as seguintes ações: abertura do Ano Catequético, magusto da Catequese, festa da Catequese, apoio da Catequese nas Missas da Quaresma e na Via Sacra pelos povos, Missa das crianças,  catequese semanal.
4. Quanto à Família, foram referidas: reunião de pais no início da Catequese, encontro de oração e formação em janeiro, Preparação para o casamento e o batismo
5. Em relação à Ação sócio-caritativa, salientou-se o GASPTA na Feira de S. Miguel, visitas aos doentes, distribuição de roupas e mantimentos, encaminhamento de situações problemáticas, atendimento de pessoas, presença dos jovens na recolha de alimentos em favor do Banco Alimentar, caixa da RENÚNCIA.
6. Falando da Oração/celebração, destacou-se a Vigília Mariana em 7 de dezembro: abertura do Ano Santo da Misericórdia; distribuição da oração para as famílias no Advento, Natal e Quaresma, através do Boletim “Apelo”; a mesma oração feita nas Eucaristias;  ‘DIRETA com DEUS’ no Santuário da Senhora dos Remédios; animação das Eucaristias da Quaresma pelos catequizandos; Via Sacra pelos povos; adoração do Santíssimo Sacramento em 1ª sexta-feira com terço; visualização da Mensagem do Advento e da Quaresma – imagens e mensagens junto ao altar;  projeções nas Missas; proposta da Leitura do Evangelho de S. Lucas
7. Sobre a Evangelização, indicou-se o papel do Jornal e Boletim, presença da Paróquia no facebook e no blog, das homilias, reuniões, catequese e Via Sacra da Misericórdia pelos povos
8. No tocante às obras, abordou-se a substituição da iluminação na Igreja, a aquisição de uma fotocopiadora e do som para procissões (sem custos para a paróquia), a alteração dos fios do som na Igreja e o CENTRO PAROQUIAL – O GRANDE DESAFIO!!! Vamos terminá-lo este ano??? Se todos quisermos…
Disse-se ainda que não foi possível este ano ter aquecimento na Igreja, o que não irá acontecer no próximo Inverno.
O Conselho Pastoral  salientou que o Plano Pastoral, no tocante ao primeiro semestre, fora cumprido e até reforçado com ações não previstas.
Aspetos pastorais
Foi dito que a Jornada Diocesana da Juventude terá lugar em Santa Helena em 20 e 21 de maio e que a Cruz da Juventude chegará à Igreja Paroquial de Tarouca em 15 de maio. A propósito da Jornada, afirmou-se que, provavelmente será pedida a algumas famílias que acolham alguns jovens que aqui pernoitarão de 20 para 21.
Os adolescentes são admitidos no Grupo de Jovens a partir do 9º ano. Como é próprio do trabalho com jovens, está sujeito a oscilações constantes, ora estão muitos ora faltam imensos…
Em relação às vias-sacras realizadas até ao momento, embora a participação dos que marcam presença esteja a ser irrepreensível, a adesão e o entusiasmo não estão a ser os mesmos do ano passado… Aderir a uma experiência é uma coisa; ser capaz de persistência é outra. E persistência é coisa que, infelizmente, não abunda nesta comunidade.
Foi dito que o encontro com os pais, em janeiro, proporcionou momentos de oração e de diálogo por parte do simpático grupo presente. Adiantou-se que este encontro – provavelmente alargado a pais e filhos – fará parte do calendário anual de ações a desenvolver pela catequese e que a duração não deveria exceder uma hora.
Foi comunicado que o Dia Diocesano da Família será celebrado em 25 de junho, na Senhora da Lapa, subordinado ao tema da Misericórdia, havendo um apelo diocesano no sentida da participação da família toda (esposos, filhos adolescentes e jovens), com diferentes atividades por idade. O elemento do Conselho Pastoral Diocesano, que é membro deste Conselho Pastoral Paroquial, sublinhou ainda que é vontade do sr. Bispo que a representação de  cada arciprestado no referido Conselho Pastoral Diocesano contemple a integração de, pelo menos, 2 jovens.
Quem esteve presente na “Direta com Deus” classificou a experiência de maravilhosa, dizendo que não tinha palavras para transmitir a beleza espiritual e humana daqueles momentos. O Pároco salientou que a iniciativa havia sido bem divulgada. Se mais pessoas não foram, não foi por falta de divulgação e de apelo, salientando que tanta ausência o tinha deixado triste, louvando, contudo, o execente contributo dado pelo grupo presente.
Foi ainda dito que a luz da Igreja sob o ambão deve ser revista para possibilitar melhor leitura da palavra de Deus. Também o som precisa de ser revisto para que a audição seja perfeita.
Aprovou-se por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento recente do membro deste Conselho Pastoral, D. Guida Dinis.
Referiu-se que, se como se deseja, o Centro Paroquial for inaugurado durante este ano de 2016, na próxima Quaresma realizaremos as Procissões Quaresmais.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.