domingo, 31 de maio de 2015

Sacramento da Confirmação (CRISMA) na Paróquia de Tarouca


O senhor Vigário Geral da Diocese de Lamego, Mons. Dr. Joaquim Rebelo, deslocou-se a Tarouca no domingo, dia 31 de maio,  para crismar 42 jovens.
Pelo que senti, pelo que ouvi e pelo que referiu o senhor Vigário Geral, tudo correu bem, felizmente.
Os jovens portaram-se à maneira. Estiveram muito bem. Serenos, participativos, felizes.
Na homilia, Mons. Joaquim Rebelo falou-lhes, a partir das leituras, da Santíssima Trindade, Deus uno e trino. Deus Pai que manifestou o seu imenso amor pelos homens ao enviar à terra o Seu Filho e do Espírito Santo, intérprete da linguagem de Deus, que sustenta o nosso "permanecer" em Cristo, do compromisso dos crismados na vida da comunidade eclesial, desafiando-os a levar Cristo às periferias existenciais... Indicou-lhes o caminho da fidelidade frisando que o contrato/compromisso entre o crismada e a Igreja não tem prazo de duração.
Os jovens animaram com os cânticos a assembleia, com o apoio de um grupo instrumental;  proclamaram as leituras; participaram no cortejo de oferendas. No fim da Eucaristia, o pároco, no seguimento das palavras do senhor Vigário Geral, deixou-lhes um desafio: "Participai!  Sois demasiado importantes e não tendes vocação de morcego. Vivei a alegria de serdes cristãos. E nunca metais o vosso contrato/compromisso crismal na gaveta do esquecimento. Sede, como vos disse o senhor Vigário Geral, Igreja que parte  para as periferias existenciais, mas nunca sejais pessoas que abandonam a Igreja." IDE!



Terminada a celebração, os crismados ofereceram ao senhor Vigário Geral uma pequena oferta como sinal de gratidão  e manifestaram-lhe a sua alegria pelo dom do Espírito Santo recebido. Igualmente agradeceram às suas catequistas São  e Guida que os acompanharam durante os 10 anos de catequese,  à Laida e Rúben, padrinhos, sacerdote, comunidade cristã.
 Uma representante do Grupo de Jovens fez um apelo entusiasmado a todos os crismados para que integrassem o grupo de jovens, lembrando que, em 2016, o Encontro Diocesano da Juventude será realizado em Santa Helena.
Depois da Eucaristia, os jovens projetaram um pequeno filme que haviam feito como historial da sua caminhada catequética ao longo destes dez anos. Gratidão, saudade e compromisso marcaram este pequeno documentário. 
Um obrigado sincero aos seus catequistas. A estes e a todos  os que trabalham na catequese paroquial. Parabéns aos pais, pois muito pouco a .catequese pode fazer sem o empenho continuado da família.
Obrigado à Laida, organista e outros instrumentistas, pelo contributo indispensável à preparação e realização desta festa jovem.
A todos os que de uma forma ou de outra deram a sua ajuda, os nossos parabéns.
Muito obrigado, senhor Vigário Geral. Pela presença tão humana e edificante, pela palavra clara que dirigiu, pelo incentivo, por nos fazer sentir Igreja. Bem-haja pela amizade, pela partilha, pela compreensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.