quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Campanha de emergência

Cáritas pede ajuda para agasalhar crianças refugiadas da Síria

A Cáritas Portuguesa vai levar a cabo uma Campanha Nacional de Apoio de recolha de roupa para as crianças refugiadas da Síria. A campanha tem início no próximo dia 18 de fevereiro e terminará a 25 de Fevereiro. O prazo é bastante limitado por se tratar de uma campanha de emergência que deixará de fazer sentido se as doações chegarem ao destino depois de terminar o Inverno (20 de março) naquela parte do globo.

Devido às baixas temperaturas sentidas muitas destas crianças estão a ter dificuldade em aguentar o Inverno. Já há, inclusivamente, o relato de algumas mortes devido a esta situação. Um exemplo destas dificuldades é bem recente. No dia 12 de Fevereiro de 2015 o campo de refugiados sírio, na região de Bekaa, no Líbano, foi fustigado pela tempestade Yohan. Durante a noite as temperaturas desceram até aos -6 graus. A Cáritas do Líbano identificou como necessário, para os refugiados, roupas quentes de Inverno e sapatos. Foram vistas muitas crianças descalças.

De acordo com dados oficiais, dos quase 4.000.000 de refugiados, dos quais aproximadamente metade são crianças, somente 400.000 estão em campos de refugiados. Ou seja, cerca de 3.600.000 vivem fora dos campos de refugiados. Destes refugiados, cerca de 1.300.000 têm abrigos sem qualidade, sendo apoiados durante os meses mais frios de Inverno pelas organizações de ajuda humanitária. No entanto, no total, mais de 2.400.000 de refugiados necessitam de bens de apoio para se prepararem para o Inverno, tais como abrigos, aquecimentos, combustível e vestuário quente, pois cerca de 90% dos refugiados que se abrigam nos países vizinhos da Síria não têm bens essenciais como roupa ou cobertores.

Esta iniciativa conta com o Alto Patrocínio do Ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, bem como com uma plataforma de parceiros, designadamente a Comunidade Islâmica de Lisboa, a Comunidade Ismaili, a Cruz Vermelha, a Cruz de Malta, a Câmara Municipal de Lisboa, o C.C.B. e muitas outras entidades da sociedade civil e do sector privado.

O objectivo desta campanha é dar expressão ao valor da solidariedade e da cooperação inter-religiosa perante uma emergência humanitária como a que atinge a população refugiada síria e mobilizar todos os esforços e os esforços de todos com um objectivo único, comum e partilhado: recolher vestuário, cobertores, mantas e agasalhos para as crianças sírias dos campos de refugiados, vítimas de um inverno excepcionalmente rigoroso e duro. Como a UNICEF chamava a atenção recentemente esta é a maior emergência dos últimos tempos para as crianças.

Apelamos aos Portugueses, independentemente da sua confissão religiosa, para contribuírem para esta campanha. A Cáritas Portuguesa está a mobilizar os recursos da rede Cáritas, em todo o território nacional, para executar esta campanha entre os dias 18 e 25 de fevereiro de 2015. Após esta data não poderão ser aceite doações para enviar para a Síria.

Participe! Precisamos do seu apoio!

1/3 Cáritas Diocesana de Lamego

Centro Pastoral Travessa dos Loureiros, S/N 5100-180 Lamego T: +351 254 688 512 | T: +351 914 072 613 E: caritas@diocese-lamego.pt www.caritas.pt/lamego NIPC: 501 422 579 NIB: 0045 3360 4016 8347 5194 2

 

Nível Local/ Diocesano

A Diocese de Lamego é composta por 14 concelhos, a saber: Armamar; Castro Daire; Cinfães; Lamego; Mêda; Moimenta de Beira, Penedono; Resende; S. João da Pesqueira; Sernancelhe; Tabuaço; Tarouca; V. N. Foz Côa e V. N. Paiva. Este é, portanto, o espaço de intervenção da Cáritas Diocesana de Lamego. É nesta área geográfica que lançamos esta campanha e contamos com todos para ajudar crianças e jovens que estão a morrer com frio!

. Operacionalização da recolha:

1 - Tipo de roupa que se pretende: roupa quente de Inverno em bom estado:

2 - Destinatários: crianças sírias refugiadas nos países vizinhos da Síria. Conforme o disposto no artigo 1, Parte 1, da Convenção Sobre os Direitos da Criança, são crianças todos os seres humanos com menos de 18 anos.

- Características obrigatórias da roupa a recolher: tem que estar lavada, sem manchas, sem cheiros; não pode estar rasgada, deteriorada ou de qualquer forma danificada; tem que estar devidamente dobrada.

- A roupa deve ser entregue, devidamente, acondicionada, em caixas limpas e sem cheiros.

3 - Peças de roupa que se pretende recolher: Botas (par)
Cachecóis
Gorros
Luvas (par)
Calças
Meias (par) e collants
Camisas
Pijamas
Camisolas
Sacos-cama
Camisolas interiores
Sapatos (par)
Casacos
Xailes
Tapetes
Cobertores
Edredons
---------------------------
Centro Pastoral Travessa dos Loureiros, S/N 5100-180 Lamego T: +351 254 688 512 | T: +351 914 072 613 E: caritas@diocese-lamego.pt www.caritas.pt/lamego NIPC: 501 422 579 NIB: 0045 3360 4016 8347 5194 2

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.