quarta-feira, 12 de março de 2014

17 a 23 de março: Semana Nacional da Cáritas

“Unidos no amor, Juntos contra a fome” é o tema que a Cáritas propõe, este ano, para a Semana Nacional da Cáritas, que se assinala entre os dias 17 e 23 de março. A par de um conjunto de ações locais, muito vocacionadas para espaços de reflexão e debate com os cidadãos, esta iniciativa é ainda marcada pelo Peditório Público que se realizará em diversas cidades e estabelecimentos comerciais entre os dias de 20 a 23 de Março.
Este gesto público é de uma importância fulcral para a Cáritas, em Portugal, já que reverte a favor dos diferentes projetos sociais concretizados em cada uma das Cáritas Diocesanas do país. Para que o Peditório aconteça, milhares de voluntários saem à rua, apelando à generosidade e à partilha. “Um gesto comunitário e também de desafio já que lembra a cada português que todos estamos implicados na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Sem o contributo de cada um de nós não poderá nunca haver uma verdadeira noção de bem comum”, explica Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

Este ano, o tema desta Semana está integrada na campanha internacional de luta contra a fome “Uma só família humana, alimento para todos”, promovida pela Caritas Internationalis, que tem por objetivo o combate à fome e ao desperdício alimentar, mas também alertar para o respeito inalienável pelo direito à alimentação.

Em Portugal, a Cáritas mantém-se firme no apoio à população, preferencialmente a mais carenciada, e irá dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver, propondo caminhos de reconstrução para aqueles cujas vidas foram marcadas pela crise que está a deixar marcas indeléveis na nossa sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.