quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

300 idosos abandonados


Não é um problema só de hoje, mas são cada vez mais os idosos que chegam aos hospitais com problemas de saúde e ali são abandonados a ocupar camas e a sofrer com este abandono que, em alguns casos, só acaba com a morte.
Chegam quase todos acompanhados por familiares – que depois nunca mais os vêm ver e muito menos buscar –, outros pelos serviços de emergência médica e, como vivem sozinhos, não têm condições para regressar a casa.
Cerca de 300 idosos foram abandonados este ano pelos familiares nos hospitais. Rejeitados, são encaminhados pelos serviços sociais, após alta clínica, para lares e instituições de acolhimento, também eles lotados.
A situação mais dramática verifica-se no Centro Hospitalar de Setúbal, que, apesar de ter identificado menos 60 casos do que em 2011, continua a ter a taxa mais alta de abandonos da população idosa de todo o País: 102 casos de prolongamento de internamento de adultos por motivos sociais, registados até ao dia 13 deste mês.
No Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), o fenómeno repete-se. O número de altas proteladas foi, em 2011, de 28 e, em 2012, de 50.
"Geralmente, após uma doença incapacitante, o idoso fica dependente de terceiros para a realização das actividades da vida diária, o que implica necessariamente a disponibilidade de familiares e/ou cuidadores. Ora, por razões diversas, nem sempre por incapacidade justificada, as famílias não se responsabilizam pelos seus familiares e têm de ser accionados os mecanismos legais necessários", esclareceu o hospital.
Isto acontece em praticamente todos os hospitais, o que complica não só os serviços mas a própria recuperação dos doentes, que na maior parte dos casos se dão conta deste abandono. Os familiares muitas vezes só aparecem para lhes herdar os bens. A lei devia prever estes casos e deserdar os familiares que sem motivo grave abandonam os idosos.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.