quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sobre São Pedro, o Padroeiro desta Comunidade

--
São Pedro, um líder


S. Pedro - Chefe dos Apóstolos . Kefã em aramaico (rocha) - Nome que foi imposto por Jesus a Simão filho de Jonas. Era irmão de André e exercia com ele a profissão de pescador. Nasceu em Betsaida e morou em Cafarnaum. Era um galileu dedicado e fiel, líder, precipitado por vezes e medroso. Sempre de palavra e acção prontas.

Foi dos primeiros a ser chamado pelo Mestre a quem acompanha em toda a parte e do qual é testemunha dos milagres da filha de Jairo, da transfiguração e da agonia no horto. Em Cesareia de Filipe saúda Jesus como Messias. Jesus promete construir sobre ele a Sua Igreja. Durante a Paixão nega a Cristo, apesar de tentar impedir a Sua prisão.

Jesus ressuscitado aparece-lhe. E depois da Ascensão surge como líder incontestado. Exerceu a sua actividade em Jerusalém e na Palestina. Aparece em Roma, não se sabendo quando e como chegou. Foi martirizado na perseguição de Nero entre 64 e 67. Foi enterrado na colina do Vaticano, onde foi construída a primeira basílica de S. Pedro, convictos de aí estarem os restos mortais do primeiro Bispo de Roma e Papa da cristandade nascente.

S. Pedro, o nosso Padroeiro


A Igreja de S. Pedro de Tarouca é um robusto templo românico-gótico, no coração da Cidade que o foi aconchegando à medida da sua evolução. Ele deu, pois, forma ao centro nevrálgico da sede do Município, a ponto de, a pequena distância, gravitar toda a vida social e administrativa do Concelho.

E evidente não ser este o primitivo. Buscaríamos a sua origem dentro do românico, em pleno século XII.

No lado esquerdo do  altar-mor, com uma bela talha dourada do período barroco, encontra- -se a Imagem do Padroeiro – São Pedro. Uma Imagem talvez mais tardia do que o altar e com algumas particularidades, pois apresenta um Papa com configuração de rei. Saliente-se que o altar-mor remata com a tiara e as chaves, os símbolos de São Pedro, Papa.

Segundo os historiadores, a primitiva ermida dedicada a S. Pedro teria sido edificada no local onde hoje fica o Bairro de São Pedro. Sobre as modestas e aconchegadas ruínas aí existentes, foi há poucos anos erguida uma capela em honra de São Pedro.

Esta paróquia de Tarouca, cujo Padroeiro é São Pedro, surge com esta invocação, pela importância e difusão do culto do Santo Apóstolo, primeiro Papa da Igreja, que a afirma como uma das primeiras do território de Riba Douro, já nos alvores da Nacionalidade.

 São Pedro recebeu de Cristo o serviço de confirmar os irmãos na fé. Por isso, na diversidade dos seus povos e das suas gentes, a Paróquia de São Pedro de Tarouca, é chamada constantemente a construir a unidade. Para merecer ser a comunidade cristã de São Pedro de Tarouca…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.