domingo, 26 de janeiro de 2020

25 e 26 de Janeiro: a comunidade paroquial celebrou o "DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS"

No Plano Pastoral, janeiro e fevereiro são dedicados à Bíblia, com o slogan "Jesus Mestre da Sinodalidade, nosso Caminho e Verdade."
A Bíblia ajuda as pessoas a conhecer melhor Jesus e a relacionar a vida com a sua mensagem.
Aliás Jesus proclamou bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam, porque a Palavra de Deus é a Luz dos nossos passos.
Somos convidados a descobrir a beleza da Palavra de Deus, a deixarmo-nos atrair por ela, a fazer o propósito de ler e meditar a Bíblia na vida do dia-a-dia.
Que atenção tem dado cada um de nós e as nossas famílias à Bíblia? Costumamos ler a Bíblia em nossa casa?
A Bíblia é Deus na Sua Palavra! 
Em todas as Eucaristias celebradas neste fim-de-semana na Paróquia de S. Pedro de Tarouca, foi dado um destaque especial à Bíblia, envolvendo bastante gente e a comunidade como tal.
Na Eucaristia com crianças,  celebrada no Centro Paroquial,  o 6º ano de catequese, com seus catequistas, desempenhou - e muito bem - um papel fundamental. Nas Missas das 8h (celebrada na Capela da Misericórdia),  das 11h (celebrada no Centro Paroquial) e em capelas, foram várias as pessoas que deram a sua colaboração serena e empenhada.
- Admonições viradas para a Palavra de Deus proclamada neste 3º Domingo Comum;
- Foram recitadas  pelos leitores frases (quase todas bíblicas) sobre a Bíblia, Palavra de Deus. A intervalos, cantou-se "Eu vim para escutar Tua Palavra, Tua Palavra, Tua Palavra de amor".  Enquanto isso, jovens iam levando devagarinho pelo meio da assembleia a Bíblia, acompanhada com uma vela e um cartaz ou, em espaços mais exíguos,  as  pessoas ergueram a Bíblia para o povo, segurando igualmente uma vela e o cartaz.
 

DESAFIOS:
- Deus continua a falar. HOJE. Nas trevas, nevoeiros, tempestades, ELE está lá, a responder-nos. Basta abrir a Bíblia e acolher.
- Partilhar a Palavra Bíblica em família. É a melhor oração. Isto foi sublinhado através de um testemunho.
- Como o Evangelista do ano é S. Mateus, ler cada dia um trecho deste Evangelho.
- A bíblia é o único livro que você lê cujo autor está presente na hora da leitura. A Bíblia é Deus na Sua Palavra!
- Temos um catolicismo que se preocupa muito com imagens, procissões e tradições, mas é bastante indiferente à Palavra de Deus. Um catolicismo órfão da Palavra de Deus!
É urgente alterar a situação, recentrando-nos na Bíblia. É fundamental.
- A bíblia é uma grande carta de amor que Deus nos envia. Vamos deixá-la fechada???



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.