domingo, 12 de janeiro de 2020

Na Festa do Batismo do Senhor, o Papa falou do Batismo


O Papa presidiu hoje na Capela Sistina, do Vaticano, ao Batismo de 32 bebés, filhos de funcionários do Vaticano, e pediu aos seus pais que os eduquem na fé católica, a partir do “exemplo” de casa.
“Batizar um filho é um ato de justiça, para ele, porque nós, no Batismo, damos-lhe um tesouro, um penhor, o Espírito Santo”, declarou, numa breve homilia, improvisada.
Francisco sublinhou que, após a celebração deste Sacramento, “a criança sai com a Espírito Santo dentro de si, que o defenderá e ajudará durante toda a sua vida."
Procurai que (as crianças batizadas) cresçam com a luz e a força do Espírito Santo”, recomendou aos pais e padrinhos presentes na Eucaristia.
O Papa teve uma palavra especial para as mães, para que se sentissem confortáveis caso tivessem necessidade de amamentar os filhos, num ambiente estranho para eles, por causa da vestes e do calor. “É uma bela pregação, quando uma criança chora na Igreja”, afirmou.
 
Já desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus, o Papa pediu orações para os recém-batizados e as suas famílias.
Francisco referiu que Jesus é batizado “para que se cumpra toda a justiça, se realize o desígnio do Pai, que passa através do caminho da obediência filial e da solidariedade com o homem frágil e pecador”.
o Papa convidou os presentes a “redescobrir” o seu próprio Batismo, como “irmãos de tantos irmãos” e “investidos de uma grande missão”, para anunciar a sua fé, com “humildade” e “mansidão”.
“Na ação missionária, a comunidade cristã é chamada a ir ao encontro dos outros, propondo sempre e não impondo, dando testemunho, partilhando a vida concreta das pessoas”, apelou.
O Papa insistiu na necessidade de que cada católico saiba quando foi batizado e “festejar, no coração”, essa data, todos os anos.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.