quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Maior desafio para a Igreja em 2020? “É a emergência de um laicado forte”

O padre e jornalista Tony Neves,  responsável mundial pelo Departamento Justiça e Paz dos Missionários Espiritanos, concedeu uma entrevista à RR. Pela clareza e pertinência dos temas, vale a pena ler.  Aqui.
Alguns excertos para "aguçar o apetite"...
- "(…) a questão laical para mim é decisiva: que de uma vez por todas deixemos de pensar que os bispos e os padres é que têm de fazer tudo na Igreja, é que têm de ter toda a autoridade e tomar todas as decisões, e que se eles não estiverem o mundo acaba. Não é verdade. O que nos caracteriza como cristãos é o nosso batismo, tudo o resto são ministérios, e o Papa e a Cúria podem depois ir distribuindo esses ministérios de acordo com as necessidades pastorais.”
- “O documento que vai sair para reformar a Cúria se vai chamar 'Anunciai o Evangelho'. Não é 'mudemos tudo', 'vamos reestruturar', não. É 'Anunciai o Evangelho', para dizer que para a Igreja a grande missão é esta de ser fiel ao Evangelho de Cristo, que cada tempo e cada lugar tem as suas próprias exigências e que é preciso não nos deixarmos adormecer e sobretudo não cristalizar, com medo. A Igreja tem de evoluir segundo o Espírito, e segundo o Evangelho”.
- “Quando olhamos para os últimos 30 ou 40 anos da nossa história ficamos com a impressão de que há grandes países que funcionam em torno da lógica armamentista. Parece que precisam de guerras e violências assim fortes para pôr armas à venda e fazer negócio. Em momentos onde até parecia que a situação se começava a descomplicar há quem ligue o ‘complicómetro’ e gere novas ondas de violência, que depois quase sempre degeneram em guerras”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.