quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Você sabe qual a diferença entre pároco e administrador paroquial?

Resultado de imagem para padre de costas na missa
A Igreja possui muitos termos e palavras que para muitas pessoas não são compreensíveis, às vezes confundidos e usados equivocadamente. Há muitas palavras que são usadas por tantas pessoas, mas sem o devido conhecimento dos seus significados.
Você sabe, por exemplo, qual a diferença entre p á r o co e administrador paroquial? Ou o que faz um vigário paroquial?
Pároco é o pastor próprio da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano , em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, a fim de exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis leigos, de acordo com o direito.” (Cân 519)“
O administrador paroquial tem os mesmos deveres e os mesmos direitos que o pároco, salvo determinação contraria do Bispo diocesano.” (cân. 540, §1). Podemos de modo objetivo e simplório entender que o pároco e o administrador exercem a mesma função, porém há uma diferença na questão da nomeação e do tempo que cada um deve ficar a frente da paróquia. O Pároco é nomeado para uma função mais estável (fala-se em 6 anos) e o administrador possui um cargo mais instável, provisório até, podendo ser transferido a qualquer momento. J
á os vigários paroquiais são cooperadores dos párocos ou dos administradores paroquiais.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.