domingo, 24 de novembro de 2019

Banda de Tarouca, Coral Benedictus, Capela de Cristo Rei, Coral de Gondomar

A nossa Banda e o Coro Benedictus na Eucaristia das 11h
Porque em 22 de novembro foi o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, a Banda de Tarouca e o Coro Benedictus quiseram animar coralmente a Eucaristia das 11h na Igreja Paroquial de Tarouca na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo  Fizeram-no bem como já nos habituaram. Parabéns!
Após a Missa. Banda, Coral e outros convidados dirigiram-se para o Centro Cívico onde teve lugar uma refeição de confraternização.
Domingo de Cristo Rei é o Dia dos Leigos.
Por isso, na homilia o Pároco sublinhou:
- O compromisso batismal abrange leigos, sacerdotes e religiosos. Todos e cada um.
- Os leigos vivem no mundo. O mundo é o seu campo de missão: família, trabalho, desporto, escola, campo, empresa, cultura associativismo. É pela boca, coração, mente, pernas e mãos dos cristãos leigos que Cristo chega - ou não chega - ao mundo.
Quem nos torna Igreja é o batismo. Então fiéis leigos, fiéis sacerdotes e fiéis religiosos são Igreja de Cristo, enviados de Cristo, mensageiros de Cristo. "Somos Igreja em caminho e em comunhão!"
- As zonas onde o cristianismo mais cresce são aquelas onde há leigos comprometidos, coração aquecido pela fé, dinâmicos, empenhados.
No Monte de Cristo  Rei para O celebrar
24 de novembro. Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
Neste dia, é usual haver a celebração da Eucaristia na Capela de Cristo Rei. Também este ano.
Pelas 15h, houve a celebração da Eucaristia, belamente dinamizada pelo coral de Gondomar.
Como em todas as outras Eucaristias deste fim-de-semana, as comunidades, no contexto do Dia dos Leigos, foram desafiadas a:
- Reconhecer, agradecidamente, o trabalho, entusiasmo, empenho, dedicação de tantos leigos e leigas que, fiéis à vocação batismal, exercem no mundo e na Igreja um serviço indispensável à implantação do Reino de Deus.
- Interiorizar que os leigos, cristãos batizados que vivem no meio do mundo (família, emprego, associações, desporto, política, escolas, convívio, etc), são o coração, os pés e a mãos para Cristo chegar ao palco  do mundo de hoje. Um laicado empenhado e formado é indispensável à nova evangelização.
-Tomar consciência de que os leigos são  na Igreja a maioria esmagadora. No dia em que os leigos tomem consciência de que são Igreja, assumam essa consciência e ajam em conformidade, então a Igreja muda mesmo.

Cristo Rei é sempre fascinante. Regala os olhos e lava a alma. Nesta altura do ano, o amarelo ainda ressalta. Mesmo quando um neblina envolta em chuva miudinha e frio nos enregela, aquele espaço é belo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.