domingo, 17 de novembro de 2019

Festas em honra de São Martinho, Padroeiro da povoação dos Esporões

Nesta altura do ano, as festas são poucas por estas bandas, daí decorre que, caso o tempo colabore, muita gente acorra aos festejos. O tempo frio e, por vezes chuvoso, não ajudou  ao desenrolar dos festejos que, apesar do mau tempo, estão a correr bem, em paz, alegria,  com são convívio entre as gentes.
Em 17 de Novembro,  teve lugar a Missa solene com a presença da nossa Banda.
Parabéns à povoação e aos mordomos pela forma como decorreram as festas.
FOI NO DIA 11 QUE SÃO MARTINHO FOI TUMULADO
São Martinho faleceu, com 81 anos, a 8 de Novembro de 397. Tinha ido a Candes, que ficava a 40 quilómetros de Tours. Era preciso restabelecer a paz entre os membros desavindos da comunidade cristã daquela localidade.
Quando projectava o regresso a casa, começaram a faltar-lhe as forças, pelo que disse às pessoas que ia morrer. Estas suplicaram: «Pai, porque é que nos abandonas? A quem nos entregas? Lobos vorazes invadem o teu rebanho; quem, ferido o pastor, nos livrará dos seus dentes? Sabemos que desejas a Cristo, mas os teus prémios já estão seguros e não diminuirão com o adiamento! Tem compaixão de nós!»
Comovido, Martinho soltou esta prece: «Senhor, se ainda sou necessário ao Teu povo, não recuso o trabalho. Que se faça a Tua vontade».
No entanto, a vontade de Deus era mesmo levar o Seu fiel servidor. Segundo o seu biógrafo Sulpício Severo, as suas últimas palavras foram: «O seio de Abraão me acolhe». E foi assim que «Martinho, pobre e humilde na terra, entrou rico no céu».
A sua festa é celebrada a 11 de Novembro porque foi neste dia que o sepultaram, em Tours. São Martinho é o primeiro santo não-mártir de toda a história.
(João António Teixeira, Facebook)
Então, porque 11 de novembro foi Dia de São Martinho, Esporões venerou o seu Padroeiro, tendo sido celebrada a Eucaristia na capela que lhe é dedicada.
Comissão de Festas - São Martinho 2020
Flávio Oliveira Sarmento, Juiz; Víctor Manuel Oliveira Lucena, Tesoureiro. Mordomos: Fernando Oliveira Lucena, António Augusto Loureiro, Domingos Conceição Martins, Caciano Luís Babilatua Sarmento, Débora Carvalho Assunção, Inês Lopes e Célia Cristina Santos Pinto.
CEGADA
Não sabe o que é? Veja aqui. Ou então para o ano procure aparecer nos Esporões na noite do dia 10 de novembro.
A povoação dos Esporões conserva esta antiquíssima tradição que envolve a participação de muitos dos seus habitantes.
Depois do cortejo pela rua, termina numa "assembleia" em que chega, vestido a rigor, "Sua Eminência" que faz o aguardado "discurso de cariz satirizante". Em seguida, a "fraternidade de São Marinho" recita os mandamentos enquanto um irmão-mor bebe um copo a cada um deles. Só que os "mandamentos" não são estáveis, tendem a aumentar, de acordo com o apetite do bebedor…



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.