quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Freguesia e Paróquia são a mesma coisa?

-Freguesia: estrutura civil

Paróquia: estrutura eclesiástica

Até ao Liberalismo, “freguesia” e “paróquia” são sinónimos (à semelhança de “concelho” e “município”), não havendo uma estrutura civil separada da estrutura eclesiástica. Nesses tempos, o termo «freguês» (aglutinação da expressão latina fillius eclesiae, filho da igreja, ou simplesmente filigrês, como refere Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira) servia para designar os paroquianos, que eram, por assim dizer, «fregueses» do pároco.
Com a reforma administrativa de 18 de Julho de 1835, surge a estrutura civil da Junta de Paróquia, autonomizada da estrutura eclesiástica; os seus limites territoriais, no entanto, eram geralmente coincidentes com a das paróquias eclesiásticas que vinham desde a Idade Média. Com a Lei n.º 621, de 23 de Junho de 1916, as paróquias civis passam a designar-se freguesias (e a Junta de Paróquia passa a designar-se Junta de Freguesia), fixando-se assim a diferença entre a estrutura civil (freguesia) e a estrutura eclesiástica (paróquia); no entanto, em linguagem popular, é vulgar falar da pertença a determinada freguesia quando, de facto, se pretende falar da pertença a uma comunidade paroquiana.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Freguesia



- Embora em bastantes casos os limites territoriais sejam os mesmos, há situações em que, dentro da mesma freguesia, existem duas ou mais paróquias. A freguesia de Castro Daire é disso um bom exemplo.

- Com a aglutinação de freguesias, não se realizou a aglutinação de paróquias. Por exemplo, Tarouca e Dalvares formam atualmente uma só freguesia. Contudo continuam a existir duas paróquias diferentes: a paróquia de São Pedro de Tarouca e a paróquia de Dalvares.

- Os nomes também podem conter diferenças. Fala-se de Freguesia de Tarouca e de Paróquia de São Pedro de Tarouca.

- Quando se fala do Padroeiro, estamos a falar da Paróquia. As freguesias, como entidades civis, não têm padroeiro...
Então corretamente temos de dizer que São Pedro é o Padroeiro da Paróquia de São Pedro de Tarouca. É não que é o Padroeiro da Freguesia de Tarouca, como por vezes se vê, até em cartazes da festa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.