quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Padre estava cansado...

--
Neste tempinho de férias, participei nas Eucaristias dominicais com minha família lá no local onde estava a descansar.
Sabe-me muito bem viver a Eucaristia "do outro lado", uma vez ou outra durante o ano. Toda a assembleia é uma assembleia celebrante.
Na última Eucaristia em que participei, era vísivel o cansaço do sacerdote que presidiu à celebração. Até um dos meus sobrinhitos se apercebeu:
- Ó tio, o senhor padre estava cansado, não estava?
Pese todo o esforço palpável, faltou entusiasmo, fluidez, envolvência. Digamos, que a celebração "se arrastou". Mas como eu o compreendi! E falei sobre isso com a minha família. Quando o serviço, as preocupações, as solicitações são demais, fica pouco espaço para a interioridade e o entusiasmo.
Gostei da postura da esmagadora maioria da assembleia: participativa, serena, concentrada. E mais de metade era formada por casais novos e jovens, enchendo o basto templo.
Coral? Um organista, uma regente da assembleia e duas pessoas que iniciavam os cânticos. O coral era sim a numerosa assembleia que participava cantando. E isto vale para as duas Missas em que participei.
Estranhei a ausência de referências à Jornada Mundial da Juventude que por essa altura se desenrolava em Madrid. E era um acontecimento marcante na vida da Igreja que somos.
O amor de Deus por nós não faz férias e muitos veraneantes compreendem-no, ao não se permitirem fazer férias de Deus. Bonito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.