segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O "MEU" e o "NOSSO"

--
Na comunidade familiar bem estruturada, há lugar para o "meu" e para o "nosso" que tendem a conjugar-se harmoniosamente.
"Nosso" é o ar que respiramos, a casa onde habitamos, a mesa onde partilhamos o pão...
"Nosso" é o carinho e o amor que nos envolve, a comunidade que formamos.
"Meu" é o direito à intimidade e o respeito que me é devido à minha maneira de ser e de estar na vida.
"Meu" é o vestuário, a pasta de dentes, o pente...


Também na nossa comunidade paroquial há lugar para o "meu" e o "nosso" que é necessário que tendam para a conjugação harmoniosa.
"Nosso" é o crer em Jesus Cristo e na sua Mensagem.
"Nosso" é o espaço geográfico que nos abriga.
"Nosso" é o Cemitério, a Igreja Paroquial, o Centro Paroquial, Santa Helena...
"Nosso" é o chamamento à fraternidade, ao empenhamento no bem comum e à caridade...
"Meu" é o ritmo de caminhada na fé.
"Meu" é o direito de viver e sentir a mesma fé em Jesus Cristo.
"Meu" é o povo a que pertenço com a sua própria idiossincrasia.
"Meu" é o direito e o dever a participar na vida da comunidade no respeito pelos dons e carismas que Deus me deu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.