sexta-feira, 23 de julho de 2010

Igreja discorda da abertura dos "hipers" aos domingos

A Conferência Episcopal Portuguesa disse, quinta-feira, hoje, discordar do alargamento do horário das grandes superfícies ao domingo, afirmando que o lucro não deverá sobrepor-se aos valores familiares.

O conselho de ministros aprovou hoje o alargamento do horário das grandes superfícies (mais de dois mil metros quadrados) ao domingo, passando estes estabelecimentos a poder funcionar todos os dias das 6 horas às 24.

"A lógica do lucro não pode governar a sociedade", sublinhou o porta-voz da CEP, padre Manuel Morujão, defendendo que os domingos deverão ser "dias de encontro de familiares".

O porta-voz da Conferência Episcopal disse ainda que os domingos devem ser dias de "celebração do credo", devendo ser aproveitados para "estreitar as relações fraternas e familiares".

Manuel Morujão admitiu ainda que os bispos portugueses possam reagir à abertura dos hipermercados até às 24:00 aos domingos, embora numa lógica de defesa do dia de descanso.

O decreto-lei que modifica o regime dos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais mantém a possibilidade das câmaras municipais, "em casos devidamente justificados alargarem ou restringirem os limites dos horários fixados", segundo o comunicado do conselho de ministros.

Entre essas razões destacam-se "questões de segurança, protecção da qualidade de vida dos cidadãos ou defesa de certas actividades profissionais".

Em conferência de imprensa após o conselho de ministros, o ministro da Economia, Vieira da Silva disse que "já não faz sentido manter os hipermercado num regime legal de excepção" quanto aos horários.

Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.