sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Semana dos Seminários - Palavra do nosso Bispo


Resultado de imagem para Bispo de lamego com os seminaristas
- Atravessamos uma vez mais a Semana dos Seminários, que este ano acontece de 11 a 18 de novembro, subordinada ao tema «Formar discípulos missionários», fazendo eco do enunciado da nova Ratio Institutionis Sacerdotalis, de 2016, da Congregação para o Clero, que, recolhendo ideias e vocabulário do Papa Francisco, passa e repassa como caminho e ideário fundamental, «que os seminários possam formar discípulos missionários, “enamorados” do Mestre, pastores “com o cheiro das ovelhas”, que vivam no meio delas para as servir e conduzir à misericórdia de Deus». Por isso, cada batizado, cada seminarista, cada sacerdote deve ser continuamente um “discípulo a caminho”.
- Os nossos seminaristas frequentam, de momento, o Seminário de Lamego e o Seminário Interdiocesano de S. José, sediado em Braga, para possibilitar aos nossos seminaristas poder frequentar a Faculdade de Teologia da Universidade Católica.
- Lembro ainda que continuam a decorrer obras no nosso Seminário de Lamego, para podermos também transformar alguns dos seus espaços numa casa aberta e acolhedora, capaz de oferecer aos fiéis leigos da nossa Diocese mais e melhores tempos de formação, convívio e oração, como já está a acontecer semanalmente com o Centro Fé e Cultura, que já vai no 2.° Ano de atividade.
- Enquanto erguemos o nosso coração em oração ao Bom Pastor, que guia os nossos passos nos seus caminhos, levemos também até ao coração de Deus os nossos seminaristas, e peçamos-lhe com insistência, por intercessão de Maria, nossa Mãe sempre atenta, que «arraste» outros jovens para os nossos Seminários, para que amanhã não nos faltem os sacerdotes de que necessitamos para servir da melhor maneira o vinho novo da Alegria ao Povo de Deus da nossa Diocese de Lamego e da Igreja inteira.
- Peço, então, uma vez mais que, sendo generosos na oração, o sejamos também na dádiva de nós próprios, concretizada no Ofertório de Domingo, dia 18, que será destinado, na sua inteireza, para as necessidades dos nossos Seminários que, neste tempo, servem, não apenas os seminaristas, mas também os fiéis leigos. Isto é, servem o Povo de Deus.
Que Deus nos abençoe e guarde em cada dia, e faça frutificar o labor dos nossos Seminários.
Lamego, 1 de novembro de 2018, Solenidade de Todos os Santos
+ António, vosso bispo e irmão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.