domingo, 11 de novembro de 2018

Festa de S. Martinho - 2018


Texto alt automático indisponível.
A imagem pode conter: flor, planta e interiores
A imagem pode conter: flor
FOI NESTE DIA 11 QUE SÃO MARTINHO FOI TUMULADO
São Martinho faleceu, com 81 anos, a 8 de Novembro de 397. Tinha ido a Candes, que ficava a 40 quilómetros de Tours. Era preciso restabelecer a paz entre os membros desavindos da comunidade cristã daquela localidade.
Quando projectava o regresso a casa, começaram a faltar-lhe as forças, pelo que disse às pessoas que ia morrer. Estas suplicaram: «Pai, porque é que nos abandonas? A quem nos entregas? Lobos vorazes invadem o teu reb...anho; quem, ferido o pastor, nos livrará dos seus dentes? Sabemos que desejas a Cristo, mas os teus prémios já estão seguros e não diminuirão com o adiamento! Tem compaixão de nós!»
Comovido, Martinho soltou esta prece: «Senhor, se ainda sou necessário ao Teu povo, não recuso o trabalho. Que se faça a Tua vontade».
No entanto, a vontade de Deus era mesmo levar o Seu fiel servidor. Segundo o seu biógrafo Sulpício Severo, as suas últimas palavras foram: «O seio de Abraão me acolhe». E foi assim que «Martinho, pobre e humilde na terra, entrou rico no céu».
A sua festa é celebrada a 11 de Novembro porque foi neste dia que o sepultaram, em Tours. São Martinho é o primeiro santo não-mártir de toda a história.
(João António Teixeira, Facebook)
Festas em honra de São Martinho, padroeiro da povoação dos Esporões
Nesta altura do ano, as festas são poucas por estas bandas, daí decorre que, caso o tempo colabore, muita gente acorra aos festejos. O tempo chuvoso obstaculizou  ao desenrolar dos festejos que, apesar da intempérie, correram bem, em paz, alegria,  com são convívio entre as gentes.
Em 11 de Novembro, dia litúrgico de São Martinho, teve lugar a Missa solene com a presença da nossa Banda. A procissão não se pôde realizar devido ao mau tempo.
Parabéns à povoação e aos mordomos pela forma como decorreram as festas. 
Comissão de Festas - São Martinho 2019
Juiz - Ernesto Silva; Secretário - Júlio Sarmento; Tesoureiro - Vítor Martins; Mordomos: João Peixoto, Daniel Fonseca; Mónica Fonseca; Rafaela Dias; Rafael Ribeiro Martins; Inês Lopes. 
CEGADA
Não sabe o que é? Veja aqui. Ou então para o ano procure aparecer nos Esporões na noite do dia 10 de novembro.
A povoação dos Esporões conserva esta antiquíssima tradição que envolve a participação de muitos dos seus habitantes.
Depois do cortejo pela rua, termina numa "assembleia" em que chega, vestido a rigor, "Sua Eminência" que faz o aguardado "discurso de cariz satirizante". Em seguida, a "fraternidade de São Marinho" recita os mandamentos enquanto um irmão-mor bebe um copo a cada um deles. Só que os "mandamentos" não são estáveis, tendem a aumentar, de acordo com o apetite do bebedor...

Uma festa bonita em que o povo faz a festa em vez de consumir festa...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.