sábado, 3 de maio de 2014

A Paróquia em movimento

Peregrinação Nacional de Acólitos
 
 
No dia 1 de maio, o Grupo de Acólitos da Paróquia de S. Pedro de Tarouca participou, em Fátima, na Peregrinação Nacional de Acólitos. Acompanhou-os o P.e Adriano.
Correu tudo bem, os jovens portaram-se lindamente e gostaram da experiência.
Segundo ouvimos, fez falta uma parte de formação, em modo ativo. Por outro lado, seriam dispensáveis aquelas avalanches de agradecimentos que prolongaram, desnecessariamente, a celebração. 
Também as celebrações em Fátima precisam de ter em conta as pessoas a quem se dirigem. Menos morosas e mais adaptáveis às assembleias.
Da diocese de Lamego, segundo referiram, estavam só dois grupos, o desta Paróquia e um outro.
Grupo de Acólitos da Paróquia de S. Pedro de Tarouca agradece à Santa Casa da Misericórdia de Tarouca a cedência de 2 carrinhas e ao P.e Adriano a gentileza do acompanhamento.

Reunião de Catequistas

 

Em 2 de maio, no Centro Paroquial, teve lugar uma reunião geral de catequistas.

Analisou-se o precesso de caminhada catequética, em seus sucessos e dificuldades; o pároco fez um exposição sobre a transmissão da fé, actualmente e há 50 anos, procurando alertar os catequistas para novas realidades que precisam de novas respostas.

Tendo em contas as festas da catequese que se aproximam e o programa anual da catequese, marcou-se a preparação próxima das mesmas festas, calendarizando-as e indicando os principais catequistas responsáveis.

Em relação à catequese, surgiram algumas ideias interessantes que ficaram a amadurecer para serem debatidas na próxima reunião, que será na tarde do dia 22 de junho, em Santa Helena.

Ficou ainda decidido que a reunião de pais, no início do próximo ano catequético, será pleneada e realizada na dinâmica de uma ação para famílias.

 Festa do Pai Nosso



Os meninos do 1º ano fizeram, em 3 de maio, a sua festinha do Pai Nosso.Como é bom ver aqueles rostitos belos e felizes a rezar e a cantar com alegria!
Parabéns a eles, seus pais e catequistas.

Fátima Jovem 2014
Mais de duas dezenas de jovens desta paróquia participam, em Fátima na Peregrinação Nacional de Jovens.
No passado fim-de-semana (dias 4 e 5 de Maio), 100 jovens da diocese de Lamego puseram a mala às costas e foram em peregrinação até Fátima, ao “Fátima Jovem”. Foram grupos de jovens de Tarouca; do arcipestado de Penude e Sande; de Tendais, Moimenta do Douro e  Alhões; de Alvite, Sever, Leomil;  Tabuaço; de São João da Pesqueira, Poço do Canto e Foz Côa.

Chegados a Fátima, fomos acolhidos na praça Luís Kondor, onde reinava um ambiente de uma alegria enorme,  verdadeiro espírito jovem. De seguida, e como não podia deixar de ser, fomos até à Capelinha das Aparições para saudar Maria, tão simples como dizer-lhe “Estamos aqui, Mãe! Viemos para rezar contigo”.

Como membro dos Arautos da Alegria (GdJ de Tarouca), posso dizer que me senti priveligiada quando, na noite de sábado, o meu grupo deu voz e cantou pertinho de Maria, durante o Rosário, na capelinha das Aparições. Sendo um lugar privilegiado por si, vivido com o espírito certo, torna-se algo memorável! A sensação que tivemos, e que sei que nos marcou a todos, é difícil de explicar por palavras. A procissão das velas, a cruz luminosa, o andor de Nossa Senhora, e a multidão que é movida por algo tão grandioso, é emocionante! Para continuar com este espírito de paz e amor, seguiu-se uma Vigília de Adoração ao Santíssimo.

Para divertimento dos milhares de jovens que marcaram presença nesta peregrinação, houve ainda um concerto da Banda Jota no Anfiteatro Paulo VI.

Apesar das poucas horas de sono e do cansaço que se fazia sentir devido às longas caminhadas, os Arautos da Alegria estiveram presentes e cantaram mais uma vez o Rorário de Domingo, pela manhã. É de facto algo indescritível ver de um lugar privilegiado, agora perto da Basílica, todo aquele ambiente característico de Fátima.

De seguida os jovens da diocese de Lamego, assim como todos os outros das outras dioceses do país estiveram presentes na celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo da diocese Fátima-Leiria.

Voltamos a casa, cansados é certo mas mais felizes e estou certa de que cada um de nós com histórias fantásticas para contar! 
 Marta Magno

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.