domingo, 18 de maio de 2014

25 de maio: Celebração do Crisma nesta Paróquia

Igreja Paroquial de Tarouca. 11 horas do dia 25 de maio. Celebração do Crisma.
Algumas dezenas de jovens e 2 adultos vão ser crismados.
A propósito do Sacramento da Confirmação,  deixamos aqui  uma historieta e dois testemunhos: um de uma mãe com um filho para crismar e outro, o “contrato” de uma jovem crismanda.

Os Morcegos e o Crisma

Um padre queixava-se a um grupo de colegas dos morcegos que tinham assentado arraiais na Igreja e não conseguia maneira de se livrar dos intrusos que sujavam o templo de forma alarmante.
Várias tinham sido as tentativos de afugentar os morcegos mas todas se haviam revelado infrutíferas.
Então um colega, mais atreito à piada, sugeriu-lhe:
- Não consegues livrar-te dos morcegos? É fácil. Crisma-os.


 De mãe para filho
 
Hoje é um dia especial. Vais receber o Crisma. E receber o Crisma é sair do anonimato e testemunhar Jesus Cristo com alegria, coragem e disponibilidade de coração. Receber o Crisma é mostrar aos outros que vale a pena ter esperança num mundo melhor, num mundo onde seja reconhecida e respeitada a diferença. É mostrar que não somos um grupo de alienados mas sim alguém que experimenta Deus em todos os momentos da Vida. Receber o Crisma é mostrar aos outros e responder ao apelo de Jesus “Não tenhais medo. Eu estou convosco”. Receber o Crisma é reconhecer que Jesus está sempre a teu lado mesmo quando a vida não te corre bem, é reconhecer que Jesus tem sempre a Sua mão no teu ombro para te animar, para te amparar e que te olha sempre com bondade e misericórdia. Receber o Crisma é reconhecer a força do Espírito Santo em ti. É aceitar os seus dons em teu coração, é usar e abusar deles a favor de uma Igreja mais verdadeira, mais integradora, mais transparente, mais Mãe e que faça felizes todos.
Receber o Crisma não é receber um “diploma de fim de curso” mas é perceber com o sentir do coração qual a força que recebes neste dia. E neste dia que o Espírito Santo te encha de todos os seus dons para que continues a crescer na fé deste Jesus que te quer sempre Consigo e que quer continuar contigo em todos os caminhos da tua vida.
E, como diz o Papa Francisco, de quem tu, tanto gostas, não esqueças nunca:
“Os efeitos dos sacramentos começam pelo coração humano. Cuidemos do nosso coração porque é de lá que sai o que é bom e ruim, o que constrói e o que destrói”. Sê feliz!
Contrato/Compromisso
 
Primeiro outorgante: Crismado
Segundo outorgante: Igreja Católica
Clausula 1: O presente contrato tem por objectivo o sacramento do Crisma no qual o crismado fica habilitado a ser enviado ao mundo a fim de testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em actos e palavras: a confirmação do Baptismo.
Clausula 2: O presente contrato vigorará por um período vitalício.
Clausula 3: Obrigações do primeiro outorgante: Aprofundamento e crescimento na fé; compromisso com o Evangelho; ser coerente com o compromisso assumido; ser activo na vida cristã; defender a nossa fé e difundi-la; vencer as tentações.
Único: Não podemos permanecer sementes, é preciso que a semente germine, cresça e dê frutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.