terça-feira, 14 de setembro de 2021

Pais e filhos são da mesma idade

Há tempos, à saída da Igreja, eu pedia desculpa a uma casal, por causa da "simplificação" a que tinha de conduzir as minhas palavras, na homilia das Missas com a Catequese. Receava tornar a mensagem demasiado "infantil" para os pais. A mãe rapidamente me respondeu: "Não se preocupe: quanto à fé somos da idade dos nossos filhos". Eu retorqui: "Não é só quanto à fé; é em tudo: pais e filhos são da mesma idade".
O pai nasce como pai com o nascimento do filho; a mãe nasce como mãe com o nascimento do filho. É da nossa identidade relacional. Só por relação a outrem e com outrem é que somos o que somos.
Se o pai é João e a mãe é Maria e o filho é Tomás, a verdade é que o João e a Maria são mais velhos que o Tomás.
Mas o pai João e a mãe Maria são da mesma idade que o filho Tomás.
E, por isso, pais e filhos crescem, na mesma medida.
Quanto mais pais, mais o Tomás se torna filho.
Quanto mais o Tomás se torna filho,
mais torna pais aqueles que o deram à luz.
Isto devia-nos fazer pensar que não são apenas os pais que "ensinam" e "fazem" os filhos.
Porque na verdade, também os filhos "ensinam" e "fazem os pais". Na vida, na fé e em tudo o resto.
Para vossa delícia, leiam este texto.
E vejam este vídeo.
É uma boa maneira de começar o ano escolar, catequético e pastoral.
"Você era uma moça muito esperta
que fazia… acontecia
mas não era mãe.
Você era uma pessoa encantadora,
trabalhadora, estudiosa,
mas não era mãe.
Só porque eu não existia,
só porque eu não existia.
Você era um cara cheio de ideias
Que pensava sobre a vida.
Mas não era pai.
Você era competente em tudo o que fazia
Mas não sabia ser papai.
Só porque eu não existia,
só porque eu não existia.
E foi naquele dia depois de nove meses
Quando a gravidez chegou no final:
“Era hora! Faz força! Ta quase! É agora”!
Lá de dentro eu ouvi o sinal:
Nasceu mamãe, nasceu mamãe,
Mamãe nasceu… quando eu nasci nasceu mamãe.
Nasceu papai, nasceu papai.
Papai nasceu… quando eu nasci nasceu papai".
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.