quinta-feira, 9 de setembro de 2021

12 Setembro 2021 - 24º Domingo do Tempo Comum - Ano B

Entrada:
Estamos no 24º Domingo do Tempo Comum. A liturgia diz-nos que o caminho da realização plena do homem passa pela obediência aos projectos de Deus e pelo dom total da vida aos irmãos. Ao contrário do que o mundo pensa, esse caminho não conduz ao fracasso, mas à vida verdadeira, à realização plena do homem.
De 1 de setembro até 4 de outubro de 2021, os cristãos vivem o Tempo da Criação. O tempo da Criação começou em 1 de setembro, Dia Mundial de Oração pela Criação, que o Papa Francisco instituiu na Igreja Católica em 2015, e termina em 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.
Este é um tempo ecuménico, uma vez que abrange várias Igrejas cristãs: ortodoxos, protestantes e católicos.
Com o tema ‘Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus’, propõe-se que se olhe a terra como uma casa comum, na ideia bíblica de que todos estamos sob o mesmo teto, todos estamos sob a mesma casa, e isso faz também de nós uma mesma família.
O cuidado com esta terra que tudo nos dá, é comum a todo o ser humano porque dependemos da terra”.
Justo e compassivo é o Senhor, o nosso Deus é misericordioso. Então purifiquemos o nosso coração, reconhecendo e pedindo perdão dos nossos pecados. 

Leituras: aqui


Pai Nosso

Diz a 2ª Leitura: “De que serve a alguém dizer que tem fé, se não tem obras?”

A bondade de Deus criador deu-nos a terra como nossa casa comum. Que a fé em Deus nos leve a respeitar a obra das suas mãos. Mesmo que o cuidado com a criação nos exija obras de algum sacrifício. Cristo diz-nos no Evangelho: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me.

Rezemos.


Final (após o cântico de Ação de Graças)

O ‘Tempo da Criação’ 2021 tem como imagem a tenda de Abraão que acolhe três forasteiros, que eram três anjos de Deus.
“Uma imagem para falar da hospitalidade e da necessidade de perceber que a terra é uma casa para todos e não apenas para alguns. Uma imagem que denuncia as desigualdades e os recursos ao serviço de uma percentagem pequena da população mundial. A tenda associada à ideia da peregrinação, liberta as comunidades da ideia de posse.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.