quarta-feira, 8 de setembro de 2021

8 de Setembro - NATIVIDADE DE VIRGEM SANTA MARIA

 
No dia 8 de Setembro, seguindo uma tradição dos primeiros séculos da Igreja, celebramos a festa da Natividade de Nossa Senhora. Exatamente 9 meses depois de 8 de Dezembro quando se celebra a sua imaculada concepção.

Não há, nos textos evangélicos, referência alguma ao nascimento de Maria, por uma razão muito simples: o objetivo que os evangelistas tinham ao escrever o Evangelho era o de nos apresentar Jesus Cristo. Só há referências à Virgem Maria ou a qualquer outra pessoa quando se trata de ressaltar algum fato que diga respeito ao Salvador. É verdade que a Palavra de Deus nos mostra, mesmo que de forma discreta, a presença de Maria Santíssima nos momentos centrais da História da Salvação, como a encarnação, a inauguração do ministério de Cristo, a crucifixão, o nascimento da Igreja com a vinda do Espírito Santo, etc.
Encontramos dados sobre o nascimento de Maria nos chamados “Evangelhos Apócrifos”, que não são textos inspirados, mas escritos para recolher tradições orais que circulavam entre o povo. Segundo os Evangelhos Apócrifos, Nossa Senhora teria nascido na cidade de Nazaré, na Galileia, e seus pais se chamavam Joaquim e Ana.
A Igreja católica não costuma celebrar o dia de nascimento dos santos, mas sim o de sua morte – isto é, quando entraram para a glória eterna. Há, contudo, três celebrações de nascimento: de Jesus Cristo (Natal); de São João Batista (ainda no ventre de Isabel, manifestou-se diante da proximidade de Maria, que esperava Jesus, e que fora visitar sua parente); e o da própria Virgem Santíssima.
Hoje toda a Igreja faz o convite: “Vinde, todas as nações, vinde, homens de todas as raças, línguas e idades, de todas as condições: com alegria celebremos a natividade da alegria! (...)
Que a criação inteira se alegre, festeje e cante a natividade de uma santa mulher, porque ela gerou para o mundo um tesouro imperecível de bondade, e porque por ela o Criador mudou toda a natureza humana em um estado melhor!”
In "Reino dos Céus"
Na nossa região, celebra-se nesta data a Virgem Nossa Senhora, com o título de Nossa Senhora dos Remédios, "a formosa Menina" nascida e que aceitou colaborar com Deus na obra da Salvação quando o Filho de Deus encarnou pelo poder do Espírito Santo no seu seio virginal.
Muita gente da nossa região, e não só, acorre a Lamego para estar perto da veneranda Imgam da Senhora dos Remédios.
Louvada sejas, Maria!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.