terça-feira, 29 de junho de 2021

A Paróquia de São Pedro de Tarouca celebrou o seu Padroeiro

São Pedro, o Padroeiro
29 de junho, Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.
Dadas as circunstâncias pandémicas em que nos encontramos, a celebração centrou-se no fundamental, a Eucaristia.

Na capela de São Pedro, sita no Bairro de São Pedro, teve lugar a Eucaristia, obervando-se as normas sanitárias em vigor.
Dadas as contingências, o povo fez a festa. Desde o acolhimento, passando pela proclamação das leituras e terminando na animação coral, a assembleia esteve participativa. 
Bom ambiente celebrativo.  
Parabéns a todos.
Esperamos que, no próximo ano, possamos celebrar o nosso Padroeiro com o entusiasmo e acolhimento humano que nos são habituais.

Hoje, dia de São Pedro, nosso Padroeiro, o Pelourinho voltou à praça 25 de abril, no centro Histórico da Cidade de Tarouca
Hoje é um dia histórico, há mais de 100 anos que este elemento histórico tinha saído da nossa praça.
A colocação do Pelourinho no seu local original foi sempre uma ambição dos tarouquenses, é uma parte muito importante da histórica deste nosso concelho, e em 30 anos da minha estada em Tarouca, fui sempre ouvindo este anseio por parte dos meus paroquianos, em especial os mais velhos.
Foi durante décadas apenas uma vontade, hoje é uma realidade, e enquanto Pároco agradeço  à Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, pela determinação e à família Lobo pela compreensão e capacidade de diálogo.
Hoje vi rostos com uma felicidade imensa, vi pessoas emocionadas, vi abraços de satisfação. Uma cerimónia simples, como o momento exige, mas carregada de simbolismo e sentimento.
Inesquecível!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.