sexta-feira, 25 de junho de 2021

Qual a diferença entre SERVO DE DEUS, VENERÁVEL, BEATO E SANTO?

SERVO DE DEUS é o título que a Igreja Católica dá a uma pessoa cujo processo de canonização foi oficialmente aberto.
Essa é a primeira das quatro etapas do processo de canonização. No próximo passo, o candidato a santo recebe o título de VENERÁVEL, depois de o Pontífice decretar que essa pessoa, em vida, destacou-se pelas suas virtudes cristãs heroicamente vividas ou pela honra do martírio. Após confirmado um milagre obtido pela intercessão do venerável, ele obtém o título de BEATO, e, após comprovado um segundo milagre, ocorrido após a beatificação, atribui-se a essa pessoa o título de SANTO.


Qual a diferença entre beato e santo?
BEATO é aquele servo de Deus a quem a Igreja permite que se preste culto público numa comunidade ou região particular. Os Beatos não podem ser representados com auréola na cabeça, nem se lhes podem dedicar igrejas (a não ser por especial concessão), nem mesmo altares, nem tão pouco serem padroeiros, com culto especial.
SANTO é aquele fiel, já beatificado, que, por decreto do Papa, passa a gozar do culto público generalizado, portanto, concedido a toda a Igreja. A canonização é o testemunho mais solene da santidade heróica, nota característica da santidade da Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.