sábado, 27 de outubro de 2018

Reunião do Conselho Pastoral Paroquial

Em 26 de outubro, no Centro Paroquial, reuniu o Conselho Pastoral Paroquial para analisar o Plano Pastoral 2017-2018,  debater o Plano Pastoral 2018-2019 e tratar de outos assuntos.
Lida e aprovada a ata da reunião anterior, o Conselho passou à análise do último ano pastoral, vendo o que esteve bem e aquilo em que é preciso melhorar.

Positivo

- O Plano Pastoral foi cumprido, o que geralmente sempre tem acontecido. Parab]ens a todos os grupos!

- Aquela ação virada para os idosos, em fevereiro, foi fantástica, como mobilização de pessoas, interação dos grupos e dinâmica celebrativa e festiva. Os idosos agradecem o carinho com que foram tratados e a tarde bonita que passaram.

- O Dia dos pobres foi maravilhoso quanto à generosidade e participação das pessoas.

- Frisou-se o trabalho de catequistas ao longo do ano, catequizandos, ensaiadores e comunidade nas atividades da catequese: festa da catequese, Comunhões, Crisma,  animação das Eucaristias da Quaresma, Peregrinação a Fátima, etc.

- A Via Sacra foi fantástica, apesar do tempo que não possibilitou que tivesse outra dimensão como a tinham preparado. Parabéns ao Grupo de Jovens e Escuteiros.

- A Novena e Festa de Santa Helena correu bem, quer quanto ao pregador quer quanto aos diversos grupos da Paróquia que animaram a novena e a Festa.

- Sublinhe-se mais uma vez a Igreja que sai das Igrejas: GASPTA e  Escuteiros nas festas de S. Miguel, giros pascais na Páscoa, jornal e boletim, festas populares, etc

- Nas festas populares, até ao momento, tem-se notado uma melhoria nas procissões, quanto à postura das pessoas. Segundo alguns, a nossa comunidade é, neste aspecto, um exemplo para outras comunidades circunvizinhas. Há que persistir rumo ao ideal. Às vezes acontece que quem tem um comportamento menos digno não é de cá …

Acrescente-se ainda que alguns mordomos têm cumprido o que estabelece a doutrina da Igreja, deixando os créscimos para a comunidade.

- O Bem não faz barulho… Nunca se esqueça o bem que os ministros da comunhão, o GASPTA e tanta outra gente faz junto dos irmãos idosos, carentes ou doentes…

- Os vários momentos de oração que existem na paróquia, sistemáticos ou ocasionais, sublinhando-se a importância da oração jovem para a comunidade…

- O trabalho dos corais para a vivência da liturgia é um bem precioso.

- Encontros com os pais decorreram com boa participação dos mesmos.

- Salientou-se, com gratidão, o apoio da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal, empresas e pessoas individuais a várias das ações realizadas no âmbito do Plano Pastoral.  O trabalho entre instituições, dentro do respeito pelo âmbito de competências de cada uma, só beneficia as pessoas, poupa recursos e otimiza potencialidades.

- No encontro de idosos das Santas Casas do país em Fátima, os de Tarouca foram os que estiveram em maior número e tudo correu muito bem.

- Sublinhou-se o reaparecimento do escutismo, a dinâmica que está a ter, a boa aceitação da paróquia e das terras à volta.

- Falou-se de grupos e movimentos em comunhão. No passado ano pastoral, foram algumas as atividades realizadas pela interação de vários grupos, existindo respeito e mútua aceitação.

- A paróquia tem uma rede de comunicação vasta. Jornal, boletim, blog, facebook… Só não está informado quem não quer informar-se.

- Santa Helena, espaço onde religião e convívio se entrecruzam respeitosamente, teve na novena deste ano uma novidade mobilizadora e que deixou muita gente feliz: a participação dos vários povos em dias diferentes da novena.

Aspectos a rever

- Na catequese o mais importante não são as festas, mas a chuva miudinha da catequização nas família e na paróquia.  Dificuldades enormes em ter crianças e jovens na Eucaristia, apesar das festas todas… Dificuldades ainda com a assiduidade e comportamento de catequizandos.


- A partir de novembro, começam as reuniões de preparação dos novos acólitos. Eles transmitem beleza e dignidade à liturgia. Precisamos de mais e mais. Faz-lhes bem, a comunidade aprecia e a liturgia merece. Os seus líderes solicitam que este grupo seja acolhido nas dinâmicas pastorais  em comunhão com outros grupos.

- Há necessidade de os mordomos cumprirem sempre o que está estipulado pelas orientações da Igreja, mormente quanto aos créscimos da festa que devem reverter para o bem da comunidade. Recordemos sempre que o peditório da Missa da Festa é para a Igreja ou capela onde a festa decorre. É  fundamental a vigilância popular…

- Neste ano da Missão, é importante o contacto pessoal visando trazer mais gente para os grupos e para a comunidade. Do altar para baixo, os convites pouco ou nada valem na nossa comunidade.

- A Paróquia, cada cristão, precisa de viver sempre inquieto perante o afastamento de tanta gente. Não basta criticar ou lamentar, é urgente passar à ação como Nossa Senhora.

- Continua a existir falta de adesão, interesse e dinâmica na Procissão do Corpo de Deus que é a Procissão das procissões. Será que se a procissão fosse à tarde  teria mais adesão?

- O Conselho Económico vai colocar o aquecimento na Igreja.

- A conservação dos edifícios da Paróquia: Centro Paroquial, Igreja e capelas – luzes, portas, som, janelas… Tudo… deve merecer todo o empenho de pessoas e grupos.

- Há pouco diálogo nas famílias. Fazem falta a partilha, a entrega, a escuta e o diálogo. As pessoas vivem muito para si. Enclausuram-se nas novas tecnologias. Ouvem-se mas não se escutam. E é isso que os filhos transportam para a catequese: dificuldade em escutar, em sair de si para se abrir a Cristo e à sua Mensagem.

 

Outros assuntos:

- Tendo em conta aumentar o nº de assinantes do jornal, vai ser enviada uma ficha de inscrição para cada família por altura do boletim do Natal. O jornal é um filho da Paróquia que não merece dormir ao relento…

- O representante do mundo sócio-político informou que está garantido o financiamento para a requalificação da Igreja Paroquial. Talhas, tecto, etc. O protocolo foi assinado em 10 de outubro. Aguarda-se agora que o processo se desenvolva (estas coisas de apoios públicos demoram sempre) para que se realize o concurso e depois se venham a iniciar as obras.

O mesmo representante falou de financiamento já garantido para a requalificação da Serra de Santa Helena, com estruturas que atraiam mais turistas e faça sentir bem as pessoa de cá que queiram usufruir da Serra. Falamos de bengalôs , espaço para crianças, arranjo de espaços sanitários e de merendas, etc. Sublinhe-se que este projecto está a ser elaborado gratuitamente por jovens licenciados naturais desta comunidade.

- A festa-convívio do Senhor do Monte é para manter, no domingo a seguir ao dia de Nossa Senhora dos Remédios. Haverá esforços na tentativa de começar a dotar aquele espaço de estruturas necessárias.

- Em princípio, os escuteiros terão nova e ampla sede para as suas atividades, isto numa concertação Câmara/escuteiros.

- A Casa Paroquial necessita de obras pelo que o Conselho vai analisar o assunto. 

Plano Pastoral 2018/2019 
SOMOS A IGREJA CHAMADA E ENVIADA EM MISSÃO

Discutido e analisado, foi aprovado o Plano Pastoral por unanimidade dos presentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.