domingo, 16 de setembro de 2018

Conselho Económico convive e trabalha em Santa Helena

Havia sido combinado para o 3º domingo de setembro. Por isso, teve lugar em 16 deste mês o encontro dos comissários e suas famílias em Santa Helena.
Muitos comissários estiveram presentes.  Os que não estiveram apresentaram as suas razões. De todos nos recordámos com amizade.
Ao longo da manhã as pessoas foram chegando à Serra e o almoço foi sendo preparado. A refeição correu com simplicidade, naturalidade e espírito de amizade, acolhendo com satisfação os novos membros. O Presidente do Conselho Económico agradeceu, em nome da comunidade, a disponibilidade destas pessoas para integrarem este Conselho, louvou o trabalho realizado pelo antigo Tesoureiro e foi sublinhado a importância das esposas e filhos dos conselheiros, pois sem eles não seria possível todo o trabalho dos membros da Comissão. À sua maneira, esposas e filhos também são conselheiros!
Após o cafezinho, os conselheiros reuniram-se para a tomada de posse, apresentação da situação económica da Fábrica da Igreja pelo anterior Tesoureiro, até 31 de julho e para tratar de assuntos pendentes.
CENTRO PAROQUIAL
Fez-se o ponto da situação; falou-se de uma ou outra estrutura que falta colocar e de pequenos melhoramentos a realizar. Está a decorrer a obra de arejamento da garagem, uma vez que a sua falta prejudicava os objetos aí guardados.
SANTA HELENA
In loco, os conselheiros verificaram o estado das coberturas da casa e da Capela e decidiram-se pelo restauro das mesmas, pois o pior inimigo dos  edifícios é a infiltração de água.
IGREJA PAROQUIAL
Aguarda-se o desenrolar da candidatura apresentada pela Câmara Municipal visando os restauros necessários. Agradeceu-se à Comissão de Festas de S. Pedro 2018 pelo contributo dado para o restauro de um crucifixo antigo bem como a aquisição de 10 andores para a Igreja Paroquial.
SER CONSELHO ECONÓMICO
Ser conselho económico não é só a mesma coisa que ser direcção de uma associação qualquer. É preciso ter em conta os valores do Evangelho e as orientações da Igreja.
Foi muito agradável este encontro de voluntários e suas famílias. É que nestes convívios, estreitam-se laços de amizade, compreensão, aprofundamento do mútuo conhecimento e fortalece-se a vontade de ir sempre mais além.
EUCARISTIA E APRESENTAÇÃO À COMUNIDADE
Na Eucaristia mensal das 17h, o Conselho Económico, depois de apresentado às pessoas presentes, fez o seu compromisso público de servir a Igreja e a comunidade.
NOVO CONSELHO ECONÓMICO
A diocese nomeou, em 7 de agosto o Conselho Económico da Paróquia  de S. Pedro de Tarouca que fica assim constituído:  Padre Carlos Lopes, Presidente; António Luís Carrapa Sarmento, Secretário; João Miguel Oliveira Sarmento, Tesoureiro; Abílio Morais Teixeira, responsável pela carrinha da Paróquia, som do Centro Paroquial e colaborador na Tesouraria; Armindo Rodrigues, corresponsável pelo Centro Paroquial; Jaime do Carmo Vitorino, corresponsável pelo Centro Paroquial,  e ligação especial à Igreja Paroquial e Santa Helena; Acácio da Silva Costa, vogal; José Manuel Monteiro Melo, corresponsável pelas obras; Manuel Domingos Fernandes Costa, responsável pelas capelas situadas no povo de Tarouca; Gabriel Pereira Constantino, ligação especial a reparações; Victor Manuel Oliveira Lucena, ligação especial ao barzinho de Sta Helena; Vinício Pereira Oliveira, vogal; Vítor Diogo Lourenço Lucena, vogal; Joaquim do Carmo Maurício, vogal.
O Conselho Económico rege-se pela solidariedade e complementaridade entre os seus membros, tanto na reflexão como na ação. Sendo assim, em qualquer momento se pode afectar algum serviço especial a um dos referidos membros, quando tal o Conselho achar oportuno.
Informa-se ainda que cada povo tem uma Comissão própria que cuida da capela(s) desse povo.
Neste sentido, o Conselho Económico gere tudo o que tenha a ver com Igreja Paroquial, Centro Paroquial, Casa Paroquial, Santa Helena, capelas de Alcácima, S. Pedro, São Sebastião, representação da Paróquia no tocante à administração e cuidados materiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.