sábado, 22 de setembro de 2018

China: Vaticano e Pequim assinam documento inédito sobre nomeação de bispos

Boa notícia!
O Vaticano anunciou hoje a assinatura de um “acordo provisório” entre a Santa Sé e Pequim, relativo à nomeação de bispos para as comunidades católicas na China, o primeiro do género assinado entre as duas partes.
“[O acordo] trata da nomeação dos bispos, questão de grande relevo para a vida da Igreja, e cria condições para uma mais ampla colaboração a nível bilateral”, precisa uma nota de imprensa, divulgada pelos serviços de informação do Vaticano.
O acordo entre a Santa Sé e a China decorre das negociações sobre “questões eclesiais de interesse comum”, a decorrer há vários meses, tendo sido assinado pelo subsecretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Antoine Camilleri, e pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Chao.
O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, disse aos jornalistas que este novo documento vai permitir às comunidades católicas a nomeação de bispos “em comunhão com Roma” e reconhecidos pelas autoridades chinesas, falando no “início” de um processo que leve à unidade eclesial.
As relações diplomáticas entre a China e a Santa Sé terminaram em 1951, após a expulsão de todos os missionários estrangeiros, muitos dos quais se refugiaram em Hong Kong, Macau e Taiwan.
Em 1952, o Papa Pio XII recusou a criação de uma Igreja chinesa, separada da Santa Sé [Associação Patriótica Chinesa, APC] e, em seguida, reconheceu formalmente a independência de Taiwan, onde o núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) se estabeleceu depois da expulsão da China.
A APC seria criada em 1957 para evitar “interferências estrangeiras”, em especial da Santa Sé, e para assegurar que os católicos viviam em conformidade com as políticas do Estado, deixando assim na clandestinidade os fiéis que reconhecem a autoridade direta do Papa.
Pequim só reconhecia os bispos nomeados pela APC; os bispos nomeados diretamente pelo Vaticano foram, muitas vezes, perseguidos e presos pelas autoridades.
A sala de imprensa da Santa Sé adianta que o acordo provisório é “fruto de uma aproximação gradual e recíproca” após um “longo percurso” de negociações.
As duas partes desejam que este diálogo institucional “contribua positivamente para a vida da Igreja Católica na China, para o bem do povo chinês e para a paz no mundo”.
O acordo entre a Santa Sé e a República Popular da China permitirá regularizar o estatuto da Igreja Católica neste país.
O Papa já confessou a sua admiração pela China e admitiu o desejo de visitar o país.
Francisco foi o primeiro Papa a sobrevoar o espaço chinês, em agosto de 2014, tendo nessa ocasião enviado duas mensagens ao presidente Xi Jinping, pedindo que Deus abençoasse o país asiático.


No último dia 12 de maio, o cardeal John Tong, bispo emérito de Hong Kong, disse em Fátima esperar “boas notícias” ainda em 2018 sobre um eventual acordo entre o Vaticano e Pequim, que considera necessário para superar constrangimentos que afetam a comunidade católica.
O primeiro responsável chinês a presidir a uma peregrinação internacional na Cova da Iria adiantava que o acordo começaria por um “ponto chave”, a “escolha e nomeação dos bispos locais”.
Segundo o cardeal Tong, os católicos vivem uma “situação difícil”, dado que o Governo privilegia a Igreja “oficial”, a Associação Patriótica, controlada por Pequim, e assume “medidas restritivas” para a vida da comunidade que segue as orientações do Vaticano.
In Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.