sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

11 Dezembro 2016 - 3.º DOMINGO DO ADVENTO - Ano A

Leituras: aqui


Estamos a viver o terceiro domingo do Advento. Continuamos a preparação para o Natal, olhando as feridas da humanidade e abrindo-nos a Jesus Cristo com Aquele que cura as feridas da humanidade.

Ao olhar o mundo em que vivemos e olhando-o de um certo modo, parece-nos sem sentido e condenado ao fracasso… A salvação parece não ter lugar no mundo em que vivemos…

Hoje somos convidados a olhar mais uma das grandes feridas da humanidade: a escravatura.

Há muita gente que a viver como escravos.

Há gente que vive na escravidão dos vícios, das drogas, dos maus costumes que destroem as pessoas.

Há milhares e milhares de pessoas a trabalhar como escravos, sem direitos, com baixos salários, ou mesmo sem salários, sem possibilidade de sair da situação em que vivem.

Há muitas pessoas que veem a sua dignidade constantemente espezinhada e destruída.

Vivem-se situações graves e muito preocupantes no mundo.

E então, nós, cristãos, vamos ficar parados? Não podemos fazer nada? Que é que podemos e devemos fazer?

Amigos, viver o Advento é esperar um mundo novo. É acreditar num mundo diferente.

Viver o Advento é acreditar em Jesus Cristo, que vem ao mundo e nos traz a cura para as feridas da humanidade.

Jesus Cristo é Aquele que traz a liberdade para todos. Ele cura as feridas da escravatura. Ele recupera a dignidade de toda a pessoa humana.

Deus com a Sua Palavra dá-nos confiança:

«Dizei aos corações perturbados: «Tende coragem, não temais: Aí está o vosso Deus, vem para fazer justiça e dar a recompensa. Ele próprio vem salvar-vos».

«Irmãos: Esperai com paciência a vinda do Senhor. Vede como o agricultor espera pacientemente o precioso fruto da terra, aguardando a chuva temporã e a tardia.»

«Sede pacientes, vós também, e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.»

«Ide contar (…) o que vedes e ouvis: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres.

Amigos, abri o coração a Jesus Cristo. Deixai-vos transformar pelo seu amor. Acolhei e Anunciai a Boa Nova de Jesus, a Boa Nova da DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.