domingo, 25 de outubro de 2015

Encontro Arciprestal Armamar/Tarouca

Em 25 de outubro, no Centro Paroquial Social de Mondim da Beira, teve lugar a reunião do Arciprestado de Armamar/Tarouca.
Após um momento de oração, D. Ana Guerra, da direção da Cáritas Diocesana, falou sobre equipas paroquias da Caridade, um serviço que a diocese quer que se implante em todas as paróquias. Após a exposição, diálogo e linhas de ação traçadas, a reunião prosseguiu com os sacerdotes presentes.
Depois de o Arcipreste comunicar as informações do Colégio de Arciprestes, abordou-se a Planificação da Pastoral Diocesana para o ano de 2015/16, tendo sido entregue aos presentes o livrinho com a referida planificação. O Arcipreste chamou a atenção para a Carta Pastoral do nosso Bispo, contida no citado livrinho, e referiu algumas ideias centrais da mesma.
No plano pastoral, vincaram-se as seguintes ideias, relacionadas com o tema do ano pastoral "IDE E FAZEI DA CASA DE MEU PAI CASA DE ORAÇÃO E DE MISERICÓRDIA":
- Retomar as Avalanches da Fé
- Valorizar a preparação para as confissões
- marcar um tempo mensal para confissões
- Criar e/ou consilidar grupos de oração
- Tendo em conta a História, retomar o Lausperene em cada paróquia
- Em 4/5 de março, em sintonia com toda a Igreja, realizar as 24 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento
- Salientar, na construção do Presépio, duas ideias: Refugiados (alusão à fuga da Sagrada Família para o Egipto) e a Paz
- Dinamizar campanhas de solidariedade por alturas do Natal
- Dar a conhecer a Bula Papal que proclama o Ano da Misericórdia
- Empenho na Jornada Diocesana da Juventude que este ano será realizada em Santa Helena.

Foram ainda marcadas as datas das confissões, tendo em conta o Jubileu das Almas nas paróquias onde existe a Irmandade das Almas.

Seguidamente, os presentes partilharam uma refeição fraterna onde reinou a partilha, a boa disposição e o gosto da comunhão sacerdotal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.