segunda-feira, 19 de outubro de 2015

São Lucas

Lucas foi um médico grego que viveu na cidade grega de Antioquia, na Síria Antiga. Tornou-se cristão e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio. Teve assim a sorte de encontrar um mestre incomparável, que levava muito a sério a sua fé em Cristo.
Nos dois livros que escreveu e fazem parte da Bíblia – O Evangelho que leva o seu nome e os Actos dos Apóstolos – mostra bem como se deixou moldar inteiramente pelos ensinamentos de Cristo.
A mensagem de Jesus, que S. Lucas apresenta sobretudo no Evangelho, está inundada da bondade misericordiosa de Deus, a benignidade que se inclina sobre todas as misérias.
Jesus é o Salvador de todos os homens, de todos os povos, de todas as raças. A parábola da ovelha perdida, do filho pródigo, do bom samaritano realçam em forma concreta o espírito universalista e misericordioso do Evangelho, que profundamente sentiu S. Paulo. S. Lucas é «o escritor da mansidão de Cristo».
 Solteiro e sem filhos, nota-se no entanto o papel importante que desempenham as mulheres no Evangelho de S. Lucas. O paganismo tinha rebaixado a nobre condição delas como companheiras do homem. S. Paulo fez sobressair a igualdade de todos em Cristo, onde não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem ou mulher. S. Lucas recolhe, da vida e ensinamento de Jesus, tudo o que pode realçar o valor e estima, que teve pela mulher. Como médico, S. Lucas tinha coração compassivo, conhecedor das misérias da humanidade e estava preparadíssimo para assimilar o espírito filantrópico e essencialmente humano da Mensagem de Cristo.
Uma tradição cristã diz que S. Lucas foi também pintor, tendo retratado a imagem da Mãe de Jesus.
Quanto à sua morte não deve ter sido natural mas por martírio. Porém não se sabe onde ocorreu.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.