sábado, 20 de janeiro de 2024

Proposta para a Semana da Bíblia: 20 a 27 de janeiro de 2024

 Uma PROPOSTA PARA A SEMANA DA PALAVRA DE DEUS:

- Colocar a Bíblia aberta numa mesa asseada, e junta à Bíblia uma vela acesa, simbolizando a fé na Palavra de Deus que é Luz.
1. Rezar o terço em cada dia. Escolher entre o terço tradicional e o terço da Divina Misericórdia. Cada pessoa ou família escolhe.
2. em cada mistério, uma pessoa da família lê o texto da Bíblia indicado. 
3. Findo o terço, cada pessoa da família, partilha com os outros a frase bíblica que mais o marcou.
Observação: as leituras são as mesmas, quer escolha o Terço Tradicional, quer o Terço da Divina Misericórdia. Encontra-as aqui.

Terço Tradicional

MISTÉRIOS GOZOSOS (Segunda e Sábado)
1.º Mistérioa Anunciação do Anjo a Maria

Do Evangelho de S. Lucas [1,26-27.30-31.38]
O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. (…) O anjo disse-lhe: “Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus”.
E Maria respondeu: “Eis aqui a Escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua Palavra”.

2.º Mistérioa Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel

Do Evangelho de S. Lucas [1,39-42]
Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. (…) E disse-lhe: “Feliz de ti, porque acreditaste que havia de cumprir-se o que o Senhor te disse!”.

3.º Mistérioo Nascimento de Jesus em Belém

Do Evangelho de S. Lucas [2, 6-7]
Quando se encontravam [em Belém], completaram-se os dias de [Maria] dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.

4.º Mistérioa Apresentação de Jesus no Templo

Do Evangelho de S. Lucas [2, 22-23.25]
Quando se cumpriu o tempo da purificação, segundo a Lei de Moisés, [Maria e José] levaram Jesus a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor (…). Ora, vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel.

5.º MistérioJesus no Templo, entre os doutores
Do Evangelho de S. Lucas [2,43.48-49]
Terminados os dias da festa, [Maria e José] regressaram a casa e o menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. (…)
Ao vê-lo, ficaram assombrados e Sua mãe disse-lhe: “Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!” Ele respondeu-lhes: “Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?”.

MISTÉRIOS LUMINOSOS (Quintas)

1.º Mistérioo Batismo de Jesus no rio Jordão

Do Evangelho de S. Mateus [3, 13-14.16-17]
Jesus veio da Galileia ao Jordão ter com João, para ser batizado por ele. João opunha-se, dizendo: “Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti, e Tu vens a mim?” (…)
Uma vez batizado, Jesus saiu da água e eis que se rasgaram os céus, e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele. E uma voz vinda do Céu dizia: “Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado”.
O Filho de Deus na fila dos pecadores! Ele, igual a nós em tudo exceto no pecado (Heb 4,15),

2.º Mistérioas Bodas de Caná

Do Evangelho de S. João [2,3-5]
A mãe de Jesus disse-Lhe: “Não têm vinho!” Jesus respondeu-Lhe: “Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo?
Ainda não chegou a minha hora”.
Sua mãe disse aos serventes: “Fazei o que Ele vos disser!”.

3.º Mistérioo Anúncio do Reino de Deus por Jesus

Do Evangelho de S. Marcos [1, 14-15]
Depois de terem prendido João, Jesus foi para a Galileia e proclamava o Evangelho de Deus, dizendo: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus aproximou-se: convertei-vos e acreditai no Evangelho”.

4.º Mistérioa Transfiguração de Jesus

Do Evangelho de S. Marcos [9, 2-3.7]
Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os, só a eles, a um monte elevado. E transfigurou-Se diante deles. As Suas vestes tornaram-Se resplandecentes, de tal brancura que lavadeira alguma da terra as poderia

5.º Mistérioa Instituição da Eucaristia

Da Primeira Carta de S. Paulo aos Coríntios [11,23-26]
Com efeito, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que era entregue, tomou pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o Meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim”.

MISTÉRIOS DOLOROSOS (terças e sextas)

1.º Mistérioa Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras

Do Evangelho de S. Marcos [14,33-36]
Jesus, tomando consigo Pedro, Tiago e João, começou a sentir pavor e a angustiar-Se. E disse-lhes: “A Minha alma está triste até à morte; ficai aqui e vigiai”.
Adiantando-Se um pouco, caiu por terra e orou para que, se possível, passasse dele aquela hora. E dizia: “Abbá, Pai, todas as coisas Te são possíveis; afasta de mim este cálice! Mas não se faça o que Eu quero, senão o que queres Tu”.

2.º Mistérioa Flagelação de Jesus

Do Evangelho segundo S. Mateus [27, 22-26]
Pilatos disse ao povo: “Que hei de fazer de Jesus, chamado Cristo?”. Todos responderam: “Seja crucificado!”.
Vendo que nada conseguia e que o tumulto aumentava cada vez mais, mandou vir água e lavou as mãos na presença da multidão, dizendo: “Estou inocente deste sangue. Isso é convosco”. E todo o povo respondeu: “Que o Seu sangue caia sobre nós e sobre os nossos filhos!”.
Então, soltou-lhes Barrabás. Quanto a Jesus, depois de O mandar flagelar, entregou-O para ser crucificado.

3.º Mistérioa Coroação de espinhos

Do Evangelho de S. Mateus [27,29]
Os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, dobrando o joelho diante de Jesus, escarneciam-no, dizendo: “Salve, Rei dos Judeus!”.

4.º Mistério: Jesus a caminho do Calvário

Do Evangelho de S. João [19,17]
Jesus, levando a cruz às costas, saiu para o chamado Lugar da Caveira, que em hebraico se diz ‘Gólgota’.
Jesus assume a Sua Cruz e, nela, todos os nossos pecados e infidelidades. A caminho do Calvário,
Jesus deixa-Se ajudar e o Seu olhar cruza-Se com outros olhares, uns de ódio, outros de compaixão. A todos Cristo responde com Amor.

5.º Mistérioa Crucifixão e Morte de Jesus

Do Evangelho de S. João [19, 30.33-34]
Jesus disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. (…)
Vendo que Jesus já estava morto, um dos soldados trespassou-Lhe o peito com uma lança e logo brotou sangue e água.
Jesus entrega o Seu espírito nas mãos do Pai. E, já morto, oferece ainda à humanidade Sangue e Água, símbolos da Vida em Abundância que Ele nos veio oferecer.

MISTÉRIOS GLORIOSOS
 (Quartas e Domingos)

1.º Mistérioa Ressurreição do Senhor

Do Evangelho de S. Lucas [24, 28-39]
Ao chegarem perto da aldeia para onde iam, [Jesus] fez menção de seguir para diante. Os outros, porém, insistiam com Ele, dizendo: “Fica connosco, pois a noite vai caindo e o dia já está no ocaso”. Entrou para ficar com eles.
E, quando Se pôs à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, entregou-lho. Então, os seus olhos abriram-se e reconheceram-no; mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram, então, um ao outro:
«Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?». Levantando-se, voltaram imediatamente para Jerusalém.
Jesus Ressuscitado, vencedor da Morte, põe-Se a caminho com os discípulos e deixa-Se ver pelos Seus efeitos: passam do desânimo à esperança, da tristeza à alegria, do medo à coragem.

2.º Mistérioa Ascensão de Jesus ao Céu

Do Evangelho de S. Marcos [16, 19-20]
Então, o Senhor Jesus, depois de ter falado [com os discípulos], foi recebido no Céu e sentou-Se à direita de Deus.
Eles, partindo, foram pregar por toda a parte; o Senhor cooperava com eles, confirmando a Palavra com os sinais que a acompanhavam.
Completado o tempo das aparições, Jesus ascende ao Céu, para junto do Pai, tal como tinha prometido aos discípulos: “Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus”. (Jo 20,17).
Desde ali, sentado à direita de Deus, intercede por nós eternamente (Heb 7,25).

3.º Mistérioa Descida do Espírito Santo

Do Evangelho de S. Joã
o [14, 25-26]
Jesus disse aos Seus discípulos: “Fui revelando-vos estas coisas enquanto permaneci convosco; mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há de recordar-vos tudo o que Eu vos disse”.
Para nos conduzir à Verdade plena, recebemos do Pai e do Filho o Espírito Santo. É Ele que nos guia pelo caminho da santidade e nos dá a força para sermos testemunhas da Ressurreição do Senhor Jesus.

4.º Mistérioa Assunção de Nossa Senhora ao Céu

Do Evangelho de S. Lucas [11,27-28]

Naquele tempo, enquanto Jesus falava à multidão, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e disse:
“Feliz Aquela que Te trouxe no seu ventre e Te amamentou ao seu peito! Mas Jesus respondeu: “Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

5.º mistérioa Coroação de Nossa Senhora no Céu

Do Evangelho de S. Lucas [46.48b-49]
Maria exclamou: “de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações, porque o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas! Santo é o Seu nome!”.
Elevada ao Céu, Nossa Senhora recebe das mãos de Deus a coroa da glória, como sinal de uma vida totalmente referida a Deus e ao cumprimento da Sua vontade.



Para terminar o Terço, TRÊS AVE MARIAS e Salve Rainha

Salve, Rainha,
mãe de misericórdia,
vida, doçura, esperança nossa, salve!
A Vós bradamos,
os degredados filhos de Eva.
A Vós suspiramos, gemendo e chorando
neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa,
esses Vossos olhos misericordiosos
a nós volvei.
E, depois deste desterro,
nos mostrai Jesus, bendito fruto
do Vosso ventre.
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.