domingo, 17 de dezembro de 2023

CERIMÓNIA DE PARTILHA DA LUZ DA PAZ DE BELÉM


Igreja Paroquial de Tarouca. Com a presença dos chefes, de escuteiros, alguns familiares e algumas pessoa da comunidade, teve lugar  na noite deste domingo gélido, 17 de dezembro a cerimónia de partilha da Luz da Paz de Belém.
A Luz da Paz de Belém é um símbolo de esperança e paz, trazida da Gruta da Natividade, em Belém, para todo o mundo. Através desta iniciativa, as comunidades cristãs são chamadas a unir-se em oração pela paz e a trabalhar pela construção de um mundo mais fraterno.
A Luz da Paz de Belém é uma iniciativa conjunta da televisão pública austríaca com os Escuteiros e Guias da Áustria e é distribuída a toda a Europa a partir da cidade de Linz, naquele país. Todos os anos, desde 1989, uma criança desloca-se até à Gruta da Natividade, onde Jesus nasceu, em Belém, e recolhe a chama, acendendo uma vela na luz que aí permanece sempre a brilhar. Com a colaboração de escuteiros de várias nacionalidades, a Luz da Paz de Belém é distribuída por diferentes países da Europa. Foi entregue às delegações dos países participantes, para que a façam chegar aos seus respetivos países com uma mensagem de Paz, Amor e Esperança. Posteriormente os escuteiros distribuem a Luz pelas paróquias, lares, hospitais, casas de idosos, prisões e outras entidades das suas comunidades.
As pessoas haviam sido convidadas  a levar para a Igreja uma candeia para que a Luz da Paz de Belém chegasse a  suas casas.
Pela beleza da cerimónia e pelo que tem de mensagem, refletiu-me sobre a maneira de, no próximo ano, se celebrar com mais amplitude e maior participação das pessoas. Algumas ideias foram lançadas para amadurecimento e possível concretização futura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.