sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Reuniu o Conselho Económico Paroquial

 Em 15 de dezembro de 2023, no Centro Paroquial, reuniu o Conselho Económico Paroquial da Paróquia de S. Pedro de Tarouca.

1. Em relação à Casa Paroquial, temos a informação do recomeço das obras para muito breve, visando a eletrificação e aquecimento. Também  a pessoa indicada apresentará brevemente o orçamento de algumas estruturas junto de quem a solicitou.

2. Em relação às "Procissões da Quaresma/Semana Santa", ficou indicado o nome de quem irá integrar um dos grupos liderantes destes eventos, mas todo o Conselho Económico se disponibilizou para colaborar. Ficou ainda o apelo para que cada povo da Paróquia zele para arranjar um grupo de pessoas que colabore nas procissões, no transporte das alfaias sagradas.

3. Santa Helena. Aquele espaço é achacado a trovoadas e excessos climáticos. Por isso, volta e meia lá aprecem problemas com a instalação elétrica fundamentalmente. Alguns já estão ultrapassados e estão projetadas intervenções que melhorem o problema.  Alguns elementos dirigir-se-ão a seu tempo junto da autarquia para a concretização de melhoramentos anteriormente falados.  Também se abordou a Festa com promessas de ajudas particulares.  Outras pequenas intervenções, tendo em conta a conservação e preservação foram definidas.

4. Outros assuntos. No que toca às INSTALAÇÕES DE SANTA HELENA, ao CENTRO PAROQUIAL e à CARRINHA DA PARÓQUIA:
- Quem desarrumou que arrume;
- Quem usou que colabore. Se usou as Instalações de Santa Helena ou o Centro Paroquial, deixe alguma contribuição para a conservação e manutenção desses imóveis. Se o seu grupo ou movimento usou a carrinha da Paróquia, pague o combustível e as portagens.
- Quem estragou que componha.
- Quem sujou que limpe.
É que as despesas aumentam continuamente  e as receitas diminuem. É preciso gerir o que é de todos com a compreensão e colaboração de todos.

Claro que em tudo na vida temos que ser razoáveis, humanos e agradecidos.  Não  é justo que um grupo de voluntários visite na Quaresma os doentes e ainda tenha que pagar a carrinha para visitar doentes...
Não é justo que instituições que tanto nos ajudaram nas horas difíceis  da construção da obra, agora tenham que pagar porque uma vez de longe em longe usam o Centro Paroquial. Não é justo que gente que tanto trabalha para Santa Helena ou para a Paróquia, ou para a Igreja tenha que pagar para usar as estruturas de longe em longe e normalmente para trabalhar...
Também se falou dos vitrais danificados da Igreja e das démarches efectuadas para resolver a situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.