domingo, 12 de março de 2023

Via Sacra: Teixelo; Cravaz e Valverde.

Foi desejo da comunidade, representada pelos seus elementos no Conselho Pastoral, que as Vias Sacras deste ano começassem num povo e terminassem noutro, demonstrando assim a unidade dos povos numa mesma fé e o dinamismo sinodal - todos caminham com todos.
Apesar de o povo do Teixelo ter sido a excepção à regra, uma vez que a distância ao lugar mais próximo não permitia uma Via Sacra interpovos, foram várias as pessoas que, no Domingo dia 5 de Março, vieram de vários pontos da Paróquia para participar nesta devoção no lugar mais periférico da paróquia. Também marcou presença o grupo do 10º ano da catequese, que ajudou na dinamização da oração. Acrescente-se que, em Teixelo, devido à chuva, a Via Sacra foi realizada na capela local.
Em 12 de Março, a Via Sacra voltou às ruas, percorrendo os caminhos de Cravaz e Valverde, unindo assim estes dois povos. Esta sinergia espelha bem o lema deste 3º Domingo da Quaresma: “caminhando uns com os outros”. Animados pelos catequizandos do grupo do 9º ano e respectivos catequistas, Cláudia e Luís, os dois povos celebraram publicamente a memória da paixão de Jesus Cristo e os seus passos em direção ao Calvário. Em cada estação da Via Sacra, os catequizandos lembraram tantas dores da humanidade, quer constatadas diariamente através de notícias quer vividas por estes jovens nos desafios que a vida já lhes vai lançando.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.