sexta-feira, 16 de abril de 2021

18 Abril 2021 - 03º Domingo da Páscoa - Ano B

Leituras: aqui

Entrada:

Neste 3º Domingo da Páscoa, voltamos a casa, reunidos em Igreja, para o encontro com Cristo, à volta da mesa da Palavra e da Eucaristia. Jesus coloca-Se no nosso meio. “Ele está presente no meio de nós quando nos reunimos no seu amor e, como outrora aos discípulos de Emaús, Ele nos explica o sentido da Escritura e nos reparte o pão da vida”. Nós abeiramo-nos do Senhor, “espantados e cheios de medo” (Lc 24,37), por causa dos nossos pecados. Mas estamos cheios de confiança, pois “se alguém pecar, nós temos Jesus Cristo, o Justo, como advogado junto do Pai” (1 Jo 2,1).
Entramos na Semana de Oração pelas Vocações. Para o crente, a vocação é um dom de Deus - seja que vocação for. A iniciativa é sempre d'Ele. Só que Deus chama, mas "não pega pela orelha" para obrigar ninguém a seguir o caminho que propõe. Criou o homem livre e respeitará sempre a liberdade concedida. Deus manifesta-se no santuário do coração e nos sinais dos tempos. Ele não grita nem agride. A Sua voz é suave, meiga, acolhedora, envolvente.
Diz o povo que "ninguém é feliz se não seguir a sua vocação.” Logo é importante descobrir e assumir a vocação que Deus propõe a cada um. Conhecemos pessoas que seguiram um caminho difícil, exigente e espinhoso, mas são felizes. Conhecemos outras pessoas que seguiram caminhos economicamente rentáveis, socialmente prestigiados, mas sentem vazios interiores, não se sentem de bem com elas e com o mundo.
Então nesta Semana, particularmente, ousemos sonhar os sonhos de Deus!


Pai Nosso
Vamos chamar a Deus nosso Pai e dizemos bem porque Ele o é. A alegria do Pai é ver os filhos unidos e reunidos.
«Uma familiaridade com Cristo sem comunidade e sem pão, sem povo e sem sacramentos, é perigosa. Pode tornar-se uma familiaridade gnóstica» como afirma o Papa Francisco. Gnóstica quer dizer aparente, sem consistência, sem vitalidade real. Tenhamos, por isso, cuidado em não nos acomodarmos ao sofá das transmissões das celebrações pela internet ou pela TV. «Cuidado para não viralizar a Igreja, os sacramentos, o povo de Deus. A Igreja, os sacramentos, o povo de Deus… são concretos», são matéria, são para gente de carne e osso. Desconfinemos a Páscoa. Voltemos, com alegria, à comunidade, de corpo e alma, à mesa da Eucaristia."

Rezemos.

Final
A Missa não termina aqui e agora. Lá fora vamo-la continuar.
Vamos viver esta Semana em dinâmica pascal e vocacional.
Se a vocação é um dom de Deus, então todas as vocações são igualmente importantes e indispensáveis ao projecto do Senhor. Seja a vocação laical, seja a vocação sacerdotal, seja a vocação religiosa. Leigos, sacerdotes e consagrados são mesma Igreja de Cristo na diversidade enriquecedora de carismas e serviços.
Como Deus fala no santuário do coração, ajudemos os filhos, os netos, os colegas, os amigos a estar atentos à voz meiga e suave do Senhor. Seguir o Senhor pela vocação que Ele nos dá, é percorrer o caminho da felicidade, é viver uma vida pascal, é sonhar o sonho de Deus.
Boa semana para todos, atentos à voz de Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.