segunda-feira, 2 de setembro de 2019

"A fé nasce e cresce ao colo da mãe, com o exemplo do pai"

Para o cristão, há férias com Deus, mas não há férias sem Deus.
Resultado de imagem para casal com os seus três filhos pequenos na missa
Participava eu na Eucaristia dominical. No corredor lateral estava um casal com os seus três filhos pequenos, o mais novo de chupeta ainda. Várias foram as pessoas que ofereceram o seu assento no banco, mas aquela jovem mãe recusara.
O marido, com uma atitude mais passiva, deixava para a esposa o cuidado das duas crianças mais novas, que não paravam. Ora se agarravam à mãe, ora queriam chão, ora se punham a andar. A senhora desdobrava-se constantemente em mil cuidados.
O que impressionava era a atitude crente daquela mãe. Abaixando-se ou levantando-se, inclinando-se ou estendendo-se, cantava e rezava com uma postura  digna.
Uma senhora abre a carteira, puxa por umas bolachas que oferece aos petizes. Eles aceitam e o mais velhinho foi comer debruçando-se sobre o lampadário elétrico à porta da Capela do Santíssimo Sacramento.  Para dar um pouco de descanso, a mesma senhora estende os braços para acolher o pequenino no colo, mas ele não quis.
Terminada a Eucaristia, o casal, com os filhos pela mão, ajoelha diante do Sacrário. A esposa vai dizendo algumas palavras ao ouvido dos pequenos. Ajuda-os a benzer-se e saem.
O movimento das crianças distraiu-me? Afastou-me da vivência da Eucaristia? NÃO. Elevou-me e enlevou-me. Ninguém nos fala tão belamente de Deus como a inocência de uma criança.
Também eu passei uns momentos diante do Sacrário no fim da Missa. Sobretudo para agradecer o testemunho daquela família.
Ao sair da Igreja, procurei aqueles pais. Sentia necessidade de lhes dar os parabéns e de lhes transmitir uma palavrinha de incentivo. Encontrei. Com um sorriso sereno e franco, aquela mãe foi-me dizendo que "felizmente ainda há muitas famílias para quem Deus é importante".  Citou-me uma frase que costumo repetir muitas vezes aos pais: "A fé nasce e cresce ao colo da mãe, com o exemplo do pai." Vinda daquele testemunho vivo, senti a frase de uma forma delicadamente ainda mais bela.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.