sexta-feira, 10 de maio de 2019

Quem é o Anjo da Guarda?

Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
pois que a ti me confiou a Piedade divina,
hoje e sempre
me governa, rege, guarda e ilumina.
Ámen.
Ou
Anjo da Guarda,
minha companhia,
guardai meu corpo
e minha alma
de noite e de dia.


Sobre o Anjo da Guarda, diz o Papa Francisco:
 “Deus deu a cada pessoa um Anjo da Guarda, para acompanhá-la, aconselhá-la e protegê-la. Trata-se de um dom da paternidade divina, que tudo ama e tudo acompanha”.
“Ele está sempre connosco! Essa é uma realidade. Ele é como um embaixador de Deus no meio de nós. Por isso, o Senhor nos aconselha a respeitarmos a presença do anjo, a ouvirmos sua voz e seus conselhos e a jamais nos rebelarmos contra ele”.
O Anjo está sempre ao nosso lado como um amigo que não vemos, mas sentimos; um amigo que, um dia, estará connosco no Céu, na alegria eterna.
“Peçamos  ao Senhor a graça dessa docilidade de dar ouvidos a esse nosso companheiro de viagem, esse embaixador divino, que está ao nosso lado, em seu nome, que nos apoia e ajuda”.


Quem são os anjos?
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz que: “Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus” (§ 336).
Mas quem são os anjos? A palavra anjo – do latim “angelus” – quer dizer “mensageiro”.
Os anjos são servidores e mensageiros de Deus, como diz o salmista: “poderosos executores da sua [Deus] palavra, obedientes ao som da sua palavra” (Salmo 103,20).
Jesus disse que os anjos dos pequeninos contemplam “constantemente a face de meu Pai que está nos céus” (Mateus 18,10). E a Igreja viu aí uma alusão ao anjo da guarda, guardião do corpo e da alma dos homens, cuja festa é celebrada liturgicamente no dia 2 de outubro, desde o século XVI, a qual foi universalizada pelo Papa Paulo V, depois que Leão X, em 1508, aprovou o ofício composto por João Colombi.
Os anjos são criaturas puramente espirituais, dotadas de inteligência e de vontade; são criaturas pessoais e imortais. “Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados” (Lucas 20,36). Eles superam em perfeição a todas as criaturas visíveis, como dá testemunho o fulgor de sua glória: “Seu corpo era como o crisólito; seu rosto brilhava como o relâmpago, seus olhos, como tochas ardentes, seus braços e pés tinham o aspecto do bronze polido e sua voz ressoava como o rumor de uma multidão” (Daniel 10,6).


Não esqueça o seu Anjo da Guarda! Ele é o abraço de Deus que o envolve em casa instante da sua vida!
Ele é companheiro, ajuda, auxílio, estímulo.
Ele lembra-lhe que é caminhante para a Casa do pai.
Ele testemunha que viemos de Deus, movemo-nos em Deus e caminhamos para Deus.
Agradeça sempre a Deus pelo seu Anjo da Guarda!
Agradeça ao seu Anjo o seu carinho e o amor de Deus que lhe traz!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.