quarta-feira, 25 de julho de 2018

Arguedeira celebra São Tiago e o restauro do altar

Comissão de São Tiago e a de Santo António, juntas pela obra





Comissão de Festas de Santo António, Arguedeira, sempre celebra São Tiago, o que acontece em 25 de julho. Este ano, tal voltou a acontecer.
Pelas 19 horas, foi celebrada a Santa Missa. Seguindo-se, mais tarde, a atuação de um conjunto e o convívio popular.
Esta Capela diz-nos bem da inteligência prática dos nossos antecessores. Como o templo é muito pequeno, colocaram o púlpito à entrada da capela para que, assim, todos os participantes pudessem ouvir a Palavra de Deus. Recordamos que, antigamente, não existia instalação sonora, pelo que era necessário que todos pudessem escutar a Palavra de Deus.  Quando a Missa era em Latim, a única parte que se pronunciava em Português era a homilia (sermão). Daí a importância de todos poderem escutar… A maneira prática que os antigos encontraram foi colocar o púlpito à entrada do templo. Assim todos podiam ouvir, os que estavam dentro e os que estavam fora.
Bastante gente na celebração que correu com serenidade e participação.
Foi bom sentir que as pessoas estavam contentes por verem  o restauro da bela talha do altar. No fim da Eucaristia, um elemento da Comissão falou ao povo das obras realizadas e prestou contas. Agradeceu ao povo, à Câmara Municipal, felicitou os técnicos que realizaram o restauro a quem também agradeceu pela atenção que tiveram relativamente ao custo da mão-de-obra.   
Em virtude das obras de restauro, foi possível recuperar a bela pintura de finais do séc. XVII que se encontrava absolutamente invisível.
Na celebração, o pároco falou de São Tiago, o primeiro apóstolo mártir. Recordando tantos que, ao longo dos tempos, tudo fizeram por nos deixar e conservar tão singular templo, agradeceu às comissões pelo trabalho e persistência, ao povo e às autoridades camarárias, felicitando também os técnicos.
A festa de São Tiago tem muito de festa familiar, pela alegria, simplicidade, partilha, são convívio.
Parabéns às mordomas e ao povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.